Home / News / Museu da Baleia de New Bedford vai criar um espaço satélite em Cabo Verde

Museu da Baleia de New Bedford vai criar um espaço satélite em Cabo Verde


Museu da forma à cooperação enunciada num protocolo internacional assinado em 2014

James Russell

James P. Russell

NEW BEDFORD, Mass. – O presidente do Museu da Baleia de New Bedford, James P. Russell e o fideicomissário Eugene A. Monteiro, efectuam a partir de sexta feira, dia 17 de Abril, uma visita de uma semana a Cabo Verde para reuniões com autoridades governamentais, com o objetivo de explorarem as possibilidades de estabelecimento de uma presença a longo termo do Museu da Baleia Museum no país. A visita é patrocinado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Cabo-verdiano de Patrimônio Cultural, cujo presidente, Humberto Lima, foi o signatário de um Memorando de Entendimento entre o Museu da Baleia e seu ministério, durante a visita do Charles W. Morgan, a New Bedford, em Julho de 2014.

Como parte deste protocolo, os fideicomissários do Museu da Baleia já pré aprovaram empréstimos a longo prazo de artefatos da sua colecção para exibição em um local apropriado em Cabo Verde.

A delegação americana fará um tour da ilha de Santiago e visita ainda as ilhas de São Vicente e São Nicolau para a inauguração do Museu das Pescas.

Levam consigo uma exposição itinerante que esteve patente enas cidade de San Francisco e San Diego durante os últimos nove meses, e que ilustra as heranças marítimas comuns das comunidades açoriana, cabo-verdiana e brasileira nos Estados Unidos.

James Russell deverá proferir uma palestra na cerimónia de abertura da exposição agendada para segunda-feira, dia 20 de Abril, parte de um programa na cidade da Praia, celebrando as contribuições da Universidade Estadual de Bridgewater e do seu presidente Dana Mohler-Faria para Cabo Verde, particularmente para UniCV.

O Consulado Geral de Cabo Verde nos EUA foi o facitador desta viagem em coordenação com a Universidade Estadual de Bridgewater.

Uma presença do Museu da Baleia fora dos Estados Unidos é a mais recente iniciativa, no quadro de uma série de projetos de intercâmbio, que teve o seu início em 2011 com o estabelecimento da Exposição permanente sobre a história maritima cabo-verdiana no Museu. O Ministro da Cultura, Dr. Mario Lucio Matias de Sousa Mendes, visitou o Museu da Baleia, em Janeiro de 2014, onde lançou as bases para a assinatura do protocolo, adoptado formalmente no ano passado. No quadro dessa parceria estão incluídos um programa acadêmico de estágio com uma bolsa de curadoria, exposições e programas de cariz cultural.

new bedford whaling museum

Sobre o Museu da Baleia

O Museu da Baleia em New Bedford é o museu mais abrangente do mundo dedicado à história global de baleias e à história e cultura da região costeira do Sul. A pedra angular do Parque Historico Nacional Baleieiro, o Museu da Baleia está localizado em 18 de Johnny Cake Hill, no coração daquela cidade histórica. O Museu está abero ao público Abril a Dezembro, ente as 9:00 – 17:00 horas e até àas 20:00 horas, cada segunda quinta-feira do mês. Está encerrado no dia de Ação de Graças, dia do Natal e dia de Ano Novo. Para obter mais informações, visite www.whalingmuseum.org

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: