Home / Blogs / Carlos Tavares / PAICV RUMO A VITÓRIA EM 2016

PAICV RUMO A VITÓRIA EM 2016


Carlos Tavares

Carlos Tavares

Incrível, incrível, incrível, não encontraria melhor adjectivo para iniciar este artigo e descrever o que presenciei no Clube Social Português, a 29 do mês transacto, aquando das eleições da coordenadora sectorial da Federação das Mulheres do PAICV e dos grupos de base norte e sul do Estado de Rhode Island (RI).

O PAICV faz jus à designação que lhe foi atribuído pelo Comandante Pedro Pires – tambarina. É “ta nderi ma ka ta kai”. Mais uma vez, o partido de Cabral deu provas disso, pois demonstrou que com a conjugação de forças é possível, o partido da Estrela Negra continuar a somar vitórias aqui nos EUA, em Rhode Island em particular e especialmente em Cabo Verde.

É um orgulho para nós, os veteranos do partido, ver sangue jovem com vontade e determinação a dar seguimento aos trabalhos encontrados, implementando novas ideias, aplicando nova dinâmica, com base numa melhor organização e de forma descentralizada.

A eleição da novel coordenadora da FNM-PAICV em RI surpreendeu-me pela positiva, pois dos anos que tenho ao serviço deste partido aqui em RI, nunca tinha visto tanta mulher em torno de uma candidatura. Estas eleições deixaram claro e cristalino que, contrariamente ao que muitos pensavam no passado, RI é bastião do PAICV aqui nas terras do tio Sam.

belita-paicv-ri.jp

Belita Ribeiro

Quero aproveitar esta oportunidade para parabenizar a candidata vencedora Belita Ribeiro, uma jovem activa, que com a sua desenvoltura conseguiu convencer a maioria das mulheres do partido local a votar nela, não obstante ser uma pioneira, neste pleito partidário. O dia 29 de Março vai ficar na história do PAICV RI, onde pela primeira vez, através de eleições directas, as mulheres do PAICV organizaram-se para escolher a sua líder, para que possam ter uma identidade própria e passar a ter vez e voz activa a no partido via FM do PAICV. Igualmente uma palavra de apreço a concorrente vencida, a jovem arquitecta Nadine Almada, conhecida de todos nós pelo seu dinamismo e entrega a causa do partido tambarina e da sociedade onde está inserida.

 

Com esse escrutínio, não tenho dúvidas que o partido de Cabral em RI em quem sai a ganhar. Pois, é a minha forte convicção que essas duas líderes juntas coesa vão dar uma forte luta aos nossos adversários nos próximos embates eleitorais, como também organizar as nossas mulheres a serem um aliado forte na reestruturação e melhoria da performance do PAICV USA. O próximo passo vai ser estimular e entusiasmar as poderosas crioulas de Boston, Brockton e outras cidades a fazerem o mesmo, para ganharmos 2016.

1-mulheres-paicv-ri.jp

Estas eleições excederam todas as expectativas, mais de cem mulheres exerceram o seu direito de voto. Se eu não estivesse presente na sala e alguém me tivesse contado da presença massiva de mulheres com um grande entusiasmo nessa assembleia de voto, não acreditava. Estou ciente que esta gigantesca mobilização de mulheres do PAICV aconteceu, não só pela primeira vez, aqui em Rhode Island, mas sim em todo os EUA. Nos escrutínios anteriores para a eleição de um órgão do partido, não recordo de ter visto uma tamanha feminina. Para esta mobilização temos que dar o mérito as equipas que trabalharam nas diferentes candidaturas, pois prometeram apresentar uma forte presença de mulheres neste pleito eleitoral e cumpriram. Enquanto presidente desta comissão eleitoral, devo reafirmar aqui, o meu conforto pela postura e elegância como decorreu o escrutínio. As mulheres acabaram por me convencer que são as “poderosas na d’vera”.

Terminadas estas eleições, o próximo passo para o PAICV em RI, é a reestruturação do partido. Neste momento, com a criação dos grupos de bases de Norte e Sul, há uma necessidade premente dos responsáveis em dinamizar as bases nas suas áreas, recrutar novos militantes, impulsionar a vida partidária activa. Para isso é preciso que cada dirigente e cada militante tenha a noção clara que o estado anímico das bases é fundamental para se conseguir excitar uma nova pujança e imprimir uma dinâmica acutilante ao partido e consequentemente alcançar as metas pretendidas. É minha forte convicção que o jovem Helder Levi e o veterano Lobo, responsáveis das estruturas do partido no Norte e Sul respectivamente, irão fazer muita coisa interessante a bem de um crescimento mais robusto do PAICV nessa região.

As minhas felicitações são extensivo ao Conselho de Sector de RI, que mais uma vez foi o primeiro a organizar essas eleições. E aproveito este espaço para apelar aos Conselhos de Sector das outras cidades como Boston e Brockton a  fazerem o mesmo. Também espero que a presença do primeiro secretário de sector de Boston lhe servirá de suporte para fazer ainda melhor.

Está na forja a criação da JPAI, tudo faz crer que será ainda no decorrer este mês de Abril, pelo que faço um apelo aos nossos jovens a assumirem mais esta responsabilidade.

 

Carlos tavares

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: