Home / Cabo Verde / ETACÃO DA PROPOSTA DE LEI DE AUMENTO SALARIOS PODER POLITICO

ETACÃO DA PROPOSTA DE LEI DE AUMENTO SALARIOS PODER POLITICO


ETACÃO DA PROPOSTA DE LEI DE AUMENTO SALARIOS PODER POLITICO

Para: Exmo. Sr. Presidente da Republica de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca

veta2O estatuto dos titulares de cargos políticos foi aprovado quarta-feira por unanimidade dos deputados das três forças políticas representadas no Parlamento, de 72 assentos Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, maioritário e no poder desde 2001 – 38 parlamentares), Movimento para a Democracia (MpD, 32) e União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID, dois).

“Estamos perante uma situação em que a população deve entender o que está em jogo, pois temos uma classe política arrogante, pretensiosa e única e exclusivamente virada para as suas próprias preocupações”, afirmou, indicando esperar que o protesto se estenda por todo o arquipélago. Nesse sentido, O POVO CABOVERDIANO exige que o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, atualmente em Portugal em visita às comunidades na diáspora, a usar o poder de veto contra a proposta de lei.

Em causa está o aumento de 64% do salário do Presidente de Cabo Verde, que passou de 170.000 para 280.000 escudos (de 1.540 para 2.540 euros), montante a que passam a estar indexados os restantes salários dos titulares de cargos políticos – Parlamento, Governo e eleitos municipais. Cálculos feitos pelo jornal cabo-verdiano A Semana indicam que a “atualização salarial”, que vigorará a partir de 01 de janeiro de 2016, custará anualmente mais de 200 milhões de escudos (1,8 milhões de euros), valor “não oficial”, igual a 4,1% das despesas no Orçamento do Estado para 2015 (43 milhões de euros).

Enquanto que várias classes profissionais em Cabo Verde, como as polícias, professores, portos, alfândegas e administração pública têm exigido melhores condições de trabalho e aumento salariais e que não têm sido atendidas e a alta taxa de desemprego (a rondar os 16%).

VAMOS TODOS ASSINAR ESTA PETIÇÃO E ENTREGAR AO SR PRESIDENTE DA REPUBLICA.

 

petition

Click aqui: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT76658

 

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: