Home / Blogs / Carlos Tavares / Mocho: Um cabo-verdiano as porta do sucesso no Estado de Rhode Island

Mocho: Um cabo-verdiano as porta do sucesso no Estado de Rhode Island


Carlos Tavares

Carlos Tavares

CABO VERDE NA TOP UM MODELO A SEGUIR EM NEGÓCIOS

Convivemos há muitos anos e não obstante às divergências em termos de opções politicas, resolvi, desta vez, dedicar este meu artigo a uma pessoa que bem merece, por sua forma de ser e de estar e também pelos elevados valores, cívicos, éticos e sociais que comunga.

Um cabo-verdiano as porta do sucesso no Estado de Rhode Island, e que quotidianamente usa o seu talento, para encantar tudo e todos. É um humorista de excelência, um homem em formação constante, muito humilde, com uma dedicação exemplar e que continua a surpreender o seu público com uma habilidade de inovação e criação acreditando cada vez mais num amanhã mais auspicioso.

mochoApesar de ser um artista em ascensão e bastante querida na nossa comunidade e não só, continua a ser uma pessoa de trato fácil e generosa. Demonstrando a sua magnanimidade, queria compartir convosco um gesto desse nosso cómico que em tempos me surpreendeu, ao presentear-me géneros diversos, do  seu estabelecimento comercial. Esta oferenda chegou numa altura em que muito precisava, encontrava-me convalescente há  mais de  5 semanas, enfrentado dificuldades de vária ordem, porquanto não recebia um centavo sequer, do fundo de saúde. Isso foi em consequência do meu gesto com o nosso conterrâneo Norberto Tavares em 2010. Esta atitude me marcou muito e nunca a vou esquecer.

A sua elevação como homem, contrariamente muitos outros patrícios nossos, não deixa que a sua preferência política interfira na sua relação com pessoa que professam outra preferência política. A sua relação tem sido sempre de respeito com muita cordialidade e fraternidade. Por sermos pessoas íntegras e responsáveis, nunca misturamos alho com bugalho, soubemos e saberemos sempre distinguir a nossa amizade das nossas afeições políticas. Falo disso porque é uma questão actual e que muito me preocupa aqui nos EUA. Pois, prevalece muita ignorância à volta disso. É minha convicção que cada um deve respeitar a escolha do outro e saber coabitar com esta diferença.

Cabo Verde Na Top

Cabo Verde Na Top

Caros leitores, o homem de que estou a falar foi baptizado com o nome de José Martins, e conhecido no mundo artístico por “Mocho ka ta kume banana”. Há mais de 10 anos que é proprietário de um estabelecimento comercial na Cidade de Pawtucket, conhecido por “Cabo Verde Na Top”. Um pequeno negócio situado em 902 Main Street Pawtucket, que faz de tudo. Vende Cd’s, DVD’s de músicas de Cabo Verde e bijutarias diversas. Faz fotografias, fotocópias, cartões de convites, desenhos gráficos por encomenda, recupera retratos antigos, enfim, ali encontramos de tudo o que necessitamos no dia-a-dia. A sua loja é um ‘Staples’ crioula em miniatura. Lá o freguês nunca sai de mãos a abanar, com seu poder criativo, a sua boa vontade, sempre consegue agradar a clientela.

Por incrível que pareça, o nome da loja “Cabo Verde Na Top”, chamou-me muita atenção desde que a ouvi pela primeira vez, e por mera curiosidade resolvi visitá-la  com o intuito de inteirar “in loco” do que se tratava, o que vendia e também de conhecer o cabo-verdiano que teve a brilhante ideia e uma grande imaginação que com essa sugestiva denominação valorizou esta cidade e enobreceu o nosso país. Para vos dizer a verdade, não arrependi de lá ter estado. Foi um grande prazer conhecer e criar uma amizade sólida com o seu senhorio. Tem-me demonstrado ao longo desses anos ser uma pessoa de muita imaginação criativa, com uma capacidade de adaptação aos novos tempos muito fértil. É um homem moderno e que convive bem com as novas tecnologias.

Cabo Verde Na Top, utilizando uma expressão bíblica, tornou-se para mim, um santuário. Visito-a praticamente sete dias por semana. Muitas vezes utilizo-a para discutir política com outros visitantes, mas sempre na maior tranquilidade e amizade. Ali não há descriminação e nem politiquice. Todos os clientes são amados e respeitados da mesma maneira.

Cabo Verde Na Top que inicialmente tinha como propósito vender CD’s e DVD’s, hoje, é possuidor de um programa televisivo que em termos de audiência, é uma das mais populares em Rhode Island e Massachussets.

Considero Cabo Verde Na Top um modelo a seguir nos negócios.

… Mais negócios caboverdianos à caminho

 

por Carlos Tavares

Pawtucket, 9 Fevereiro 2015

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: