Home / News / IMIGRANTES DE CHÃ REUNEM-SE NO MORABEZA EM BROCKTON

IMIGRANTES DE CHÃ REUNEM-SE NO MORABEZA EM BROCKTON


O Natal simboliza a festa da família. Contudo nem todos podem celebrar esta quadra festiva num lar familiar.

valdir alves

Valdir Alves

Refiro-me, concretamente, aos mais de mil desalojados de Chã das Caldeiras que, forçosamente, deixaram seus lares e aonde jamais poderão voltar, a não ser para recordar onde um dia levaram a sua pacata mas feliz e tranquila vida.

 

Este desastre natural deu-nos uma forte lição de vida. Desencadeou uma onda de solidariedade em várias partes do mundo, nomeadamemnte neste país de onde escrevo estas linhas.

 

Aqui não se encontra nenhum desalojadofogo-jorge nogueira

 

Aqui não se encontra nenhum desalojado de Chã mas há pessoas que, também, perderam seus bens e que têm numeros para nos apresentar, frutos do duro sacrifício da imigração.

 

Pois, hoje decidi convidar algumas dessas pessoas para também expressarem a dor por um lar que deixaram, carregados de esperança, e para o qual nunca mais voltam. Pessoas que também querem expressar seu parecer sobre o futuro daquela localidade. Pois as lágrimas já se lhes secaram nos olhos. É tempo de enfrentar a realidade com coragem.

 

O espírito de lava que lhes molda

 

Estará tudo perdido? Com o espírito de lava que lhes molda o seu carácter, respondem que nem tudo está perdido. Querem continuar a praticar a agricultura e (re)construir.

 

Todos esse naturais de Chã com quem conversei, apontam, qual Conde Armand Montrond, uma porção de terra onde pensam que seja possível desbravar montes, abrir estradas que nem a da célebre Volta-Volta, construídas por esse mítico cidadão francês e construir um povoado: Montinho é o nome mais falado.

 

Fênix, erguer-se das cinzas

 

Fica aqui este contributo da voz do imigante Chanense nos Estados Unidos que não desiste e com a fé e persistência que lhes são peculiares afirmam, com determinação, que voltam a construir na Chã, a semear, a plantar e a colher frutos.

 

E diz a bíblia: A fé remove montanhas. Esta errupção de lavas vai dar lugar a uma erupção de esperanças que fazem brotar novas plantas, regadas com o suor da sua testa e lágrimas derramadas e…qual fênix, erguer-se das cinzas.

 

Por Valdir Alves

Fonte: Facebook

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: