Home / News / Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, na Cimeira Estados Unidos da América /África, em Washington, e em visita à comunidade cabo-verdiana.

Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, na Cimeira Estados Unidos da América /África, em Washington, e em visita à comunidade cabo-verdiana.


jorge-carlos-fonseca

Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde

Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, na Cimeira Estados Unidos da América /África, em Washington, e em visita à comunidade cabo-verdiana.

De 04 a 06 de Agosto de 2014 o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca participará, em representação do Estado de Cabo Verde na Cimeira Estados Unidos da América – Líderes Africanos, em resposta ao convite que lhe foi dirigido pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e na qual participarão quase cinco dezenas de Chefes de Estado e a Presidente da Comissão da União Africana, Sra. Dlamini Zuma.
A Cimeira EUA/África tem como objectivo central reforçar os laços históricos, culturais, económicos e políticos entre os USA e África e analisar as perspectivas de relançamento de novas formas de cooperação a longo termo para o desenvolvimento do Continente africano, nas áreas das finanças, investimento, comércio, segurança, entre outras.
A Cimeira comporta um vasto programa de reuniões oficiais a nível dos Chefes de Estado e outras com altas entidades norte-americanas, africanas e de instituições internacionais, a par de outras, de cariz fundamentalmente técnico e cívico e cultural, envolvendo empresários, universitários, ONG e outros grupos da sociedade civil.
Haverá igualmente um programa paralelo para as Primeiras Damas, no qual se prevê a realização de uma conferencia sobre as Mulheres na sociedade com a participação de Michelle Obama bem como de Laura Bush, esposa do ex – Presidente George W. Bush.
No dia 6 de Agosto a Cimeira será presidida pelo Presidente Barack Obama, que contará com a presença de todos os Chefes de Estado e Líderes africanos, durante a qual serão debatidos os seguintes temas:
– Investir no futuro de África;
– Paz e Segurança Regional;
– Governar para próxima geração,
prevendo-se a intervenção do Chefe de Estado de Cabo Verde nos diferentes temas.
Consta ainda do programa uma recepção no Capitólio no dia 05/8 e um jantar na Casa Branca, a 6 de Agosto, oferecido pelo Presidente Barack Obama e esposa.
Esta será uma ocasião que o Presidente da República de Cabo Verde aproveitará para defender as posições de Cabo Verde no concernente a estas matérias, pondo em relevo, também, os programas de cooperação que vem sendo desenvolvidos a nível bilateral, com os Estados Unidos. Será ainda uma oportunidade para, em Washington, realizar encontros bilaterais com os seus homólogos do Continente.
Integram a delegação do Estado de Cabo Verde o Ministro do Turismo, Indústria e Energia, o Embaixador de Cabo Verde em Washington, o Chefe da Casa Civil e outros colaboradores da Presidência da República.
Como vem sendo hábito, em todas as suas deslocações ao exterior, o Presidente da República, aproveita ocasião para se reunir com a Comunidade cabo-verdiana, neste caso a comunidade residente nos Estados Unidos, afim de auscultar os seus anseios, inteirar-se dos problemas com que se debatem e informá-los, também, sobre a vida política do país, procurando, desse modo, reforçar os laços que os unem à Terra Mãe.
Conforme o programa da visita à comunidade, o Presidente da República, acompanhado da Dr.ª Lígia Fonseca, terá um encontro coma comunidade de cabo-verdianos residentes em Washington, DC, no dia 6 de Agosto de Agosto;
De 7 a 11 de Agosto, visitarão a comunidade cabo-verdiana residente em Nova Inglaterra, cumprindo um programa que se inicia em Boston, com uma série de encontros não só com líderes associativos e comunitários, mas também com jovens da cidade de Dorchester, para uma conversa centrada sobre valores positivos e a necessidade dessa camada juvenil exercer a sua plena cidadania na sociedade onde vive.
Estão, ainda agendados, encontros autoridades locais, estaduais e com congressistas, nomeadamente:
– o Governador de Massachusetts, Dr. Deval Patrick ;
– Representantes Estaduais do Estado de Massachusetts , designadamente Vinny de Macedo e Tony Cabral, de origem cabo-verdiana;
– Congressistas Federais, Joseph Kennedy, Wiliam Keating, Stephen Lynch e David Cicilline;
– Presidentes das Câmaras Municipais de Boston, Brockton, New Bedford, entre outros.
O Presidente da República e a Dr.ª Lígia Fonseca visitarão a cidade de New Bedford onde se concentra um número expressivo de conterrâneos nossos, serão recebidos pelo Mayor da cidade e visitarão o Centro Cultural de Cabo Verde, uma jovem associação que pretende, através da cultura, ser o cimento da identidade cabo-verdiana e promover acções que facilitem a integração social da nossa comunidade na sociedade norte-americana.
O dia em New Bedford será fechado com chave de ouro, pois que o Presidente da República e a Primeira Dama participarão, como convidados de honra, no jantar de gala em homenagem ao desportista cabo-verdiano Carlos Alinho, organizado pela comunidade cabo-verdiana, cujo objectivo é a angariação de fundos para a construção de uma estátua na Cidade de Mindelo, em São Vicente, ilha que viu nascer esse ilustre desportista.
Importa sublinhar que o programa da visita inclui, ainda, uma visita ao MIT, um almoço de trabalho com académicos cabo-verdianos e americanos, e amigos de Cabo Verde, a ter lugar na Bridgewater State University, em Boston, encontro durante o qual serão abordados questões que se prendem com o ensino superior e a investigação científica em Cabo Verde e formas de cooperação. e encontros com responsáveis da Microsoft e Cisco.
A Dr.ª Lígia Fonseca terá a oportunidade de se encontrar com uma Associação de Jovens mulheres cabo-verdianas em Boston – «Criolas contra o cancro» -, para se inteirar do trabalho que a mesma vem fazendo em prol da promoção da saúde da mulher cabo-verdiana na diáspora e no país.
A visita terminará na manhã de 11 de Agosto, com regresso a Praia no mesmo dia.

 

Presidência da República de Cabo Verde
Aceda à Declaração Nacional de Cabo Verde sobre a Cimeira EUA/África em:
Versão portuguesa: https://xgc8af.s.cld.pt
Versão inglesa: https://p1pbk4.s.cld.pt

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: