Home / Entertainment / Sema Lopi: um ano de ausência-19 Junho 2014

Sema Lopi: um ano de ausência-19 Junho 2014


Sema Lopi: um ano de ausência-19 Junho 2014

sema lopiAssinala-se esta quinta-feira, 19 de Junho, um ano da morte do músico conhecido por Sema Lopi. Simão Tavares Lopes, um humilde agricultor oriundo de Santa Cruz, interior de Santiago, era um exímio tocador de gaita, tendo deixado a sua marca no funaná, compondo inúmeras músicas, com destaque para os temas “Corpo e di Tchon e alma di Cristo” e “Sema Lopi tem quatro fidjo fema”. O ano passado, aos 72 anos, e depois de um internamento prolongado no Hospital Agostinho Neto, na Praia, Sema Lopi faleceu.
Muito acarinhado, não só pela população em geral como pelo próprio município onde residia, Sema Lopi teve a sorte de ser várias vezes homenageado em vida.

Dia 20, sexta-feira, organizámos uma homenagem

Este ano a sua família, em parceria com o Ministério da Cultura, a Televisão de Cabo Verde e a Câmara Municipal de Santa Cruz, não vai deixar passar a data do 1º aniversário da morte do artista em branco: “No dia 19 haverá uma cerimónia mais particular, para familiares e amigos, com uma missa e ida ao cemitério, e para o dia 20, sexta-feira, organizámos uma homenagem”, começa por explicar José Lopes, um dos filhos de Sema Lopi. O evento está previsto ocorrer na Escola de Ribeira Seca e os cabeça de cartaz ilustram bem o espírito do artista desaparecido, um apaixonado pelo funaná e pela “música di terra”: Binho e Flor de Rabenta, Fidjus di Kodé di Dona, Belo Freire e filhos, Lilmário Monteiro, Kaka di Lídia, Jairson Fernandez, Amarildo Jovany e Tikai.

Para além destes artistas o evento vai contar ainda com 4 grupos de batucadeiras, e outros convidados especiais, como os Tabanka Resa, Manu e Gi, rapaz di Rinkom, Kim d’Strong e vários outros talentos da zona.

sema lopi-funeralSegundo José Lopes, esta foi a melhor forma encontrada pela família para homenagear um apaixonado pela música, através da música tradicional cabo-verdiana.

fonte: asemana

 

One-year ago today.

 

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: