Home / Cabo Verde / Leão Lopes: existe uma certa curiosidade à volta da criação da Escola de Artes em Cabo verde.

Leão Lopes: existe uma certa curiosidade à volta da criação da Escola de Artes em Cabo verde.


Leão Lopes partilha em Portugal a sua experiência da criação do Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura de Cabo Verde

Leao-Lopes  foto:Revista Nos-Genti

Leão Lopes – Artista Plástico (antigo ministro da cultura)


O artista plástico e antigo ministro da cultura, Leão Lopes, vai hoje a Portugal onde partilha a sua experiência da criação do Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura de Cabo Verde.

Leão Lopes profere duas aulas magnas com o objectivo de mostrar o conceito desta escola no contexto cabo-verdiano e os resultados do percurso até agora. A iniciativa é da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto que vai também distinguir o artista plástico com atribuição de uma medalha de honra.

É com satisfação e alegria que o artista Plástico Leão Lopes recebeu a distinção, e a considerou como um reconhecimento do seu trabalho de investigação e artístico que vem desenvolvendo.

Além disso, Leão Lopes vai durante duas aulas magnas partilhar o processo e o conceito da criação da Universidade de Arte em Cabo Verde.

O artista plástico e ex-ministro da cultura lembra que não havendo uma tradição no país do ensino artístico com dimensão e complexidade, foi um desafio criar a Escola Superior de Arte.

Leão Lopes realça que existe uma certa curiosidade não só de Portugal como de outros países à volta da criação da Escola de Artes em Cabo verde. Constam ainda do programa em que artista plástico faz-se presente, a exposição “Escena – cena cabo-verdiana” e a exibição do filme “Ilhéu da Contenda”.

 

por: MCSA – RCV

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: