Home / Opinion / David Hopffer Almada: Um dos problemas com que o nosso País se debate é a “incontinência”

David Hopffer Almada: Um dos problemas com que o nosso País se debate é a “incontinência”


A CONTINÊNCIA VERBAL!

 

David Hoppfer Almada

David Hoppfer Almada

O conhecido Estadista e Político Português, Dr. Mário Soares (quando era Primeiro-Ministro e Secretário-Geral do PS) disse, um certo dia, referindo-se a um seu Camarada de Partido (de boa memória e que, também, na altura, desempenhava altíssimas funções no Estado),que, ao mesmo, faltava, às vezes, a necessária continência verbal!
Para qualquer observador atento da política cabo-verdiana, o mesmo se poderá dizer em relação a alguns dos nossos Políticos!

 

“Urbi et orbi”
Na verdade, um dos problemas com que o nosso País se debate é a “incontinência”, com que alguns dos nossos Políticos reagem ou se pronunciam, “urbi et orbi”, sobre todo e qualquer assunto, algumas vezes, a quente e sem a ponderação exigível, dando, não raro, a sensação da existência dalguma divergência grave entre os órgãos que representam, ou mesmo dalgum conflito institucional… mesmo quando tal não seja verdade nem tenha razão de ser.

 

“bóca ta môra na ladêra”
É certo que, como diz o Povo, “bóca ta môra na ladêra”…mas o Político que se preze deve controlar a sua própria boca !!
É que está mais que provado que um Político, por dever de função (e por cautela!), deve ser não só ponderado mas também cauteloso no seu pronunciamento público, devendo pesar e medir bem cada palavra …não se deixando cair na armadilha, ainda que involuntária, de falar, e sobretudo de se pronunciar sobre todo e qualquer assunto, sempre que um microfone lhe esteja à frente (e ás vezes…mesmo sem microfone)!

 

Por David Hopffer Almada em facebook

Praia, Cape Verde

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: