Home / Cabo Verde / PDJ: Um novo partido político cabo-verdiano emerge

PDJ: Um novo partido político cabo-verdiano emerge


PARTIDO DEMOCRATA, DA JUVENTUDE E DA RECONSTRUÇÃO NACIONAL (PDJRN) vulgo PDJ.

carlos-lopes

CARLOS LOPES FORTES Fundador e Presidente


Conscientes das difíceis escolhas que esta crise nacional nos coloca decidimos fundar um partido político assente nos quatro pilares das liberdades e direitos cívicos; da igualdade e da justiça social; do aprofundamento da democracia participativa; da reconstrução nacional e da promoção social dos ideais da cabo verdeanidade.

PDJ é um partido progressista, cujo património ideológico se faz da confluência e renovação de quatro correntes principais: o libertarismo, a ética política, o socialismo democrático e o projeto da implementação nacional da democracia participativa.

PDJ promove e desenvolve práticas de democracia participativa, inclusive através da realização de eleições primárias abertas para escolha dos seus candidatos; PDJ promove e desenvolve práticas de democracia deliberativa, como processo inclusivo de encontro e formação de propostas e programas; PDJ promove a inclusão dos jovens, da diáspora, e dos cidadãos em geral, através do desenvolvimento de formas de democracia digital e eletrónica, que complementem a participação em assembleias e fóruns abertos.

PDJ pauta-se pela paridade, não-discriminação, inclusão e transparência; no respeito desses princípios, PDJ poderá adotar códigos de ética para os seus representantes e eleitos, ou regulamentos específicos para a realização de primárias abertas ou procedimentos de democracia participativa. A cooperação e convergência entre partidos é um dos objetivos deste partido político, bem como o diálogo com todas as forças sociais e políticas para o aprofundamento da democracia em Cabo Verde. Esta convergência será realizada de forma aberta e democrática, sob o princípio da subsidariedade para programas conjuntos locais, regionais ou nacionais.

PDJ pretende unir as ilhas numa única embarcação democrática e participativa, para debater, com seriedade e respeito mútuo, sem faltar às mais duras verdades, procurando uma convergência e união nacional de ideias, propostas e conclusões abrangentes.

Por Carlos Fortes Lopes

PROGRAMA DO PARTIDO DEMOCRÁTICO, DA JUVENTUDE E DA RECONSTRUÇÃO NACIONAL CABO VERDEANA  (PDJRN) vulgo PDJ

leia mais…

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: