Home / News / AVÔ FILIPA “IPE” FAZ 100 ANOS EM DIA DE SÃO FILIPE Hoje, 1 de Maio de 2014

AVÔ FILIPA “IPE” FAZ 100 ANOS EM DIA DE SÃO FILIPE Hoje, 1 de Maio de 2014


Filipa Alves DePina

FILIPA ALVES DE PINA e neta Maria Filipa

AVÔ FILIPA “IPE” FAZ 100 ANOS EM DIA DE SÃO FILIPE

Hoje, 1 de Maio de 2014, Filipa Alves de Pina completa 100 anos de vida neste dia que em Cabo Verde, na Ilha do Fogo, celebra-se o dia de São Filipe.nFilipa, conhecida por “Avô IPE”, é natural de São Filipe, Ilha do Fogo, recebeu este nome por ter nascido no dia de São Filipe.
Por coincidência, também é aniversariante a neta que, por causa da avó e do padroeiro do Município, tem nome semelhante, Maria Filipa Gomes.
Para esta especial comemoração rara, se encontra reunido em peso familiares da “Avô IPE” que residem no Fogo, deslocaram-se doutras ilhas e da emigração.
Há cerca de um mês, ela sentiu uma indisposição mas, neste momento de reunião familiar, a centenária mostra-se recuperada, reconfortada e feliz na companhia dos descendentes. De sua descendência registam-se 8 filhos, 23 netos e 17 bisnetos.

Por esta dupla celebração, desejamos parabéns a “Avô IPE” e auguramos as maiores felicidades juntamente com a família.

A Festa de São Filipe, uma das maiores manifestações da cultura tradicional cabo-verdiana, celebra o povoamento do Fogo, a 1 de Maio de 1640, segundo narra a história, a segunda ilha, depois de Santiago, a ser descoberta pelos navegadores portugueses.

Por: Pedro Chantre

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: