Home / Blogs / O exemplo de César Chávez

O exemplo de César Chávez


O exemplo de César Chávez

Cesar Chavez Speaks At Rally

César Chávez

 

A figura de César Chávez e um exemplo de fortaleza espiritual do convencimento na justiça da sua causa e de enfrentar as situações adversas com a filosofia da não violência.  Isto não significa que ele foi um santo, mas que foi um homem com o bem e o mal do seu tempo, cujo esforço melhorou a vida dos camponeses.

Nesta quadra em que se celebra o  aniversário natalício do líder campesino, um filme recem estreiado recorda os inicios do Sindicato dos Trabalhadores do Campo (United Farms Workers), da valente luta de Chávez e seus seguidores para prostrar os interesses agrículas que exploravam aos trabalhadores do campo.  O filme é uma homenagem digno que imortaliza ao ativista Chávez como um modelo a seguir para as gerações mais jovens.

O impacto dos protestos, boicotes e greves de fome iniciados por Chávez resultaram em importantes ganhos para os camponeses, como o direito a organizar, a negociação coletiva e melhores condições laborais.  O caminho esteve repleto de armadilhas e algumas controvérsias, como a crença de então que os indocumentados prejudicavam ao sindicato.

As realizações que deixou Chávez são importantes, mas até o dia de hoje permanence a crença que a natureza do trabalho no campo é tão distinto a outros que não merece as mesmas regras.  Por exemplo, no estado de Nova York, a medida Farm Workers  Fair Labor Practices Act aprovada na Assembleia estatal  esta parado no Senado.  O projeto de lei somente extende aos camponeses as mesmas proteções que recebem os trabalhadores de outras industrias.

A luta que iniciou César Chávez não há terminado, todavia hoje prevalecem nos campos agrículas dos Estados Unidos a exploração entre os mais de três milhões de camponeses, dos quais 75% deles são imigrantes.

Honremos a Chávez defendendo a dignidade laboral dos que recolhem cada dia os alimentos que chegam as mesas desta nação.

 

Cortesia do Jornal Providence en Espanõl

@Spinola64

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: