Home / Cabo Verde / Primeiro-ministro de Cabo Verde recebido pelo Papa Francisco e convida-o a visitar Cabo Verde.

Primeiro-ministro de Cabo Verde recebido pelo Papa Francisco e convida-o a visitar Cabo Verde.


pope-neves3 pope-neves2 pope-neves1 pope-nevesO Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira em audiência no Palácio Apostólico, no Vaticano, o primeiro -ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, que este diz ter vivido com muita emoção.

Depois do encontro com o Santo Padre, o Chefe do Governo cabo-verdiano encontrou-se com o Secretario de Estado, Cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo Secretário para as Relações com os Estados, Monsenhor Domenique Marberti.
A seguir, na Sala dos Tratados do Palácio Apostólico, o Cardeal Secretário de Estado e o Primeiro-Ministro passaram à troca dos Instrumentos de Ratificação do Acordo entre a Santa Sé e a República de Cabo Verde sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica em Cabo Verde, assinado na Cidade da Praia em 2013.
Numa nota da Santa Sé lê-se que o acordo consolida ulteriormente os vínculos de amizade e de colaboração existentes entre as duas partes.
O Acordo entre a Santa Sé e Cabo Verde estabelece o quadro jurídico e normativo de referência para as relações Igreja Estado em Cabo Verde que quer receber uma  visita do Papa Francisco.
O Acordo entre a Santa Sé e a República de Cabo Verde reconhece os domingos como dias feriados e regula os vários âmbitos de interesse comum: a tutela dos lugares de culto e das celebrações; os efeitos civis do matrimónio canónico e das sentenças eclesiásticas nesta matéria; garante as instituições católicas de instrução e educação; o ensino das religiões nas escolas; actividades assistenciais e caritativa da Igreja; o cuidado pastoral nas forças armadas, nas estruturas penitenciarias e nos hospitais, assim o regime patrimonial e fiscal. O acordo entra em vigor 30 dias depois da troca dos instrumentos de ratificação, isto é daqui a um mês – informa a nota da Santa Sé.

 

 

 

-VISAONEWS April 4, 2014

 

PM perspectiva encontro com Pápa Francisco

Pouco antes desta importante audiência com o Pápa Francisco, o Primeiro-Ministro, José Maria Neves concedeu uma entrevista à RCV, perspectivando o que seria o encontro. Oiça aqui a entrevista com o jornalista Nélio Santos.

 

PM convida Pápa Francisco a visitar Cabo Verde

Durante a sua audiência com o Pápa Francisco, o Primeiro-Ministro pôde convidar o Santo Padre a visitar as Ilhas, o mais breve possível. O Pápa Francisco recebeu com alegria o convite e manifestou, segundo o Primeiro-Ministro, “grande abertura” nesse sentido, conforme avançou José Maria Neves.

No encontro que teve como tema central a Concordata entre a Santa Sé e o Governo de Cabo Verde – que estabelece o quadro jurídico e normativo de referência para as relações entre a Igreja Católica e o Estado de Cabo Verde – Os dois responsáveis falaram ainda da África e do seu processo de desenvolvimento e dos progressos que Cabo Verde tem conseguido ao longo dos últimos anos. Registado em fotos, este momento histórico nas relações entre os dois Estados.

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: