Home / Cabo Verde / Cabo Verde vai ter um MUSEU DA DIÁSPORA

Cabo Verde vai ter um MUSEU DA DIÁSPORA


Museu1_2014Cabo Verde vai ter um MUSEU DA DIÁSPORA

A história de Cabo Verde está marcada, desde o início, pela circulação de pessoas. A riqueza da nação cabo-verdiana se deve, em grande parte, ao cruzamento de diversas culturas nas ilhas e pela abertura dos cabo-verdianos ao mundo. A história da emigração cabo-verdiana precisa de ser cada vez mais conhecida e valorizada. Existe na diáspora cabo-verdiana, espalhada em todos os continentes, um manancial de informações, de materiais, de histórias de vida, dignos de registo.

 

Placa_Museu da Diaspora_Marco2014

A história geral de Cabo Verde tem uma grande influência da emigração, devendo esta ser estudada, divulgada e valorizada, como parte integrante da nação cabo-verdiana.
Assim, um dos objectivos do Programa do actual Governo é o de criar um Museu da Diáspora, que tem por objectivo principal a recolha, a organização e a divulgação de elementos determinantes na história da emigração cabo-verdiana.
Um edifício emblemático, situado no coração da cidade da Praia, sito na Rua Serpa Pinto Nº7, foi disponibilizado pelo Ministério das Finanças e do Planeamento (MFP) para instalar o primeiro Museu de Cabo Verde dedicado à história da emigração cabo-verdiana e hoje, 26 de Março, pelas 11:00, foi formalizado a afectação do edifício ao Ministério das Comunidades.
A própria diáspora é convidada a participar neste processo de criação do seu museu, espaço que se pretende dinâmico e de verdadeira interacção entre os cabo-verdianos, residentes e não residentes nas ilhas.

 

-MDC

Museu1_2014

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: