Navio Vicente suspende viagens entre Santo Antão e São Vicente 18 Março 2014
O navio Vicente, da companhia Tuninha, que opera na linha Santo Antão/ São Vicente e vice-versa, suspendeu no último fim-de-semana as suas viagens por razões de ordem financeira. A empresa já comunicou através das suas agências de viagem que as ligações de e para São Vicente estão suspensas.
A nova paralisação está a deixar os passageiros com “nervos à flor da pele”, pois já imaginam dias difíceis no Verão e na quadra festiva, caso as ligações não sejam retomadas.
Com a suspensão das viagens, as ligações voltam a ser suportadas apenas pelo Navio Mar d’Canal e, ao que tudo indica, por altura da manutenção periódica que anualmente acontece em Dezembro, a ilha das Montanhas ficará privada de qualquer ligação com o resto do mundo.
Por isso, os passageiros questionam os motivos que levam dois barcos a fazerem o trajecto duas vezes por dia, e com apenas uma hora de diferença, quando há passageiros que são obrigados a permanecer nas duas ilhas depois dos barcos zarparem dos respectivos portos.
Tanto as autoridades municipais como os utentes sugerem que uma das embarcações passe a pernoitar na ilha em Santo Antão, para facilitar o escoamento de pessoas mas também para ser utilizado em situação de emergência.
Mas esta situação pode ficar sanada brevemente. A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Rosa Rocha, informou na sessão da Assembleia Municipal, que decorreu no último fim-de-semana, que a sua autarquia está a envidar esforços no sentido de criar condições para que uma embarcação da companhia Cabo Verde Fast Ferry venha a permanecer na ilha durante a noite.
Recorde-se que em Dezembro do ano passado o navio Vicente deixou de viajar para Santo Antão pelos mesmos motivos.
PN / Asemana
