Home / Cabo Verde / A fusão da Inforpress e da RTC é um erro que lesa os interesses nacionais-UCID

A fusão da Inforpress e da RTC é um erro que lesa os interesses nacionais-UCID


UCID é contra a fusão da Inforpress com a RTC

“A fusão da Inforpress e da RTC é um erro que lesa os interesses nacionais e põe em causa a democracia da comunicação social”, disse António Monteiro, presidente da UCID, esta terça-feira em conferência de imprensa. O líder dos democratas-cristãos entende que, ao invés da fusão, o Governo deveria criar condições técnicas e humanas para elevar a Inforpress a um patamar superior e dar maior visibilidade à comunicação social em Cabo Verde.

Antonio-Monteiro rtc-inforpress

“A UCID não vê com bons olhos a fusão da Inforpress e da RTC. Tememos que a Inforpress, ao ser fundida com a RTC, perca a característica de agência noticiosa e consequentemente a credibilidade das informações produzidas por este órgão. Se isso vier a acontecer será um erro grave para a democracia da comunicação social”, opina António Monteiro, apelando ao Governo que analise melhor as duas empresas antes da fusão.

Monteiro entende que o Governo deveria criar condições tecnológicas e humanas para elevar a Inforpress para um patamar superior, dando uma maior visibilidade à comunicação social no país. “Se a Inforpress estiver dentro da RTC provavelmente muitas das outras empresas de comunicação social não irão estar disponíveis para firmar contratos para divulgar as informações criadas pela Inforpress”, defende.

António Monteiro diz-se preocupado com esta questão e pretende levar o assunto à próxima Sessão da Assembleia Nacional. Diz ainda que se trata de “uma decisão do Conselho de Ministros. O que nós poderemos fazer é levar esta questão ao Parlamento e fazer um debate sobre a comunicação social e os perigos de um possível controlo da Inforpress por parte do Governo”.

Vanina Dias

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: