Home / Cabo Verde / Aldeias Infantis SOS Cabo Verde celebra 30° aniversário

Aldeias Infantis SOS Cabo Verde celebra 30° aniversário


aldeiassosAs Aldeias Infantis SOS realizam uma série de actividades para comemorar o seu 30° aniversário em Cabo Verde. Debates sobre protecção infantil, os modelos de trabalho SOS e eficácia no desenvolvimento da criança e da família estão na lista das actividades.

A Aldeia SOS de São Vicente completa quatro anos no dia 16 de Abril. Graça Gomes, Directora da Aldeia SOS de São Vicente, faz um balanco positivo deste percurso que mudou a realidade social de São Vicente. Entretanto diz que a avaliação externa das pessoas é também essencial.

“Destaco o aumento de benificiários, que passou de 540 em 2010 para quase 1000 crianças neste momento, provenientes de 282 famílias. Estamos a trabalhar em comunidades pré-seleccionadas: Ribeira Bote, Ribeira de Craquinha e Bela Vista”, realça.

A Aldeia de São Vicente já conta com 40 parceiros formalizados. No ano passado havia sete crianças nas instalações, duas já foram integradas na família e ainda há quatro a serem trabalhadas para seguirem o mesmo caminho.

Aldeia-Infantil-padrinhamento

Para Graça, as Aldeias SOS estão a mudar a sua perspectiva de actuação. Agora trabalham com as famílias e a própria comunidade, para que sejam elas a assumir a responsabilidade das suas crianças, em vez de mandá-las para o centro e lá passarem o dia.

“Há cada vez mais crianças a necessitarem do nosso apoio. A nossa capacidade aumentou em termos de intervenção mas não em termos de recursos humanos. Há crianças que foram escolhidas em comunidades com maior necessidade de intervenção mas este não é um trabalho só da SOS e dos seus parceiros, porque sozinhos não conseguimos fazer tudo. A comunidade tem de ajudar”, refere.

Também será comemorado o dia das Aldeias Infantis SOS, a 23 de Junho, nos três concelhos onde esta instituição tem instalações, ou seja, São Domingos, Assomada e São Vicente. Será ainda lançado um concurso literário no seio dos benificiários, amigos e colaboradores SOS.

Vanina Dias/asemana

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: