Home / Blogs / Carlos Tavares / Criolas Contra Cancer: A justa causa que tem-nos enchido de orgulho

Criolas Contra Cancer: A justa causa que tem-nos enchido de orgulho


KRIOLAS KONTRA KANCER “PA FRENTE KE KAMIN”

caros tavaresNas nossas vidas deparámos, às vezes, com momentos aflitivos que nos levam a entrar em muito sofrimento, stress, pánico e delírio. Muitas vezes isso acontece quando inesperadamente somos confrontados por uma má notícia, na maioria das vezes vinda dos médicos em consequência de um diagnóstico indesejado. Mas, nesses momentos, o que é preciso é termos alguma frieza, muita racionalidade, coragem e determinação para podermos, de forma consciente e racional, em primeiro lugar aceitar a doença e mentalizarmo-nos para a combater com força e firmeza, convictos de a poder vencer.

 

Estou em condições de afirmar que a vida de cada ser humano está nas mãos de Deus. Sendo Ele o nosso Criador, só Ele, sabe o dia e a hora que devemos partir para junto Dele, portanto em deixar o convívio dos vivos e viver ao Seu lado, independentemente, dé e como esse chamamento  e  caminho é feito.

1962769_622023664519670_1667990862_nEm certos momentos da vida, em especial quando estamos acamados, um dos mais eficazes terapia da cura é termos ao nosso lado quem nos ajude, oferecendo-nos muito amor e carinho, melhor, preconizando-nos assistência adequada, a estabilidade e o conforto de que necessitámos de forma continua e incondicional. Eles poderão vir de familiares, amigos, associações e ou organizações. Qualquer um é bem-vindo e salutar para bem do paciente.

 

O despertar para a elaboração deste meu artigo, é uma maneira que encontrei para de forma singela homenagear “KRIOLAS KONTRA KANCER “ uma organização não governamental,  multi-racial e sem fronteiras que vem ocupando o seu dia a dia, aqui nos Estados Unidos, prestando a nossa comunidade um serviço profissional e muito delicado. Essa luta titânica, tem sido criar às condições necessárias para proporcionar aos nossos conterrâneos que padecem de câncer ou outra doença grave uma assistência médica e medicamentosa adequada, evitando que alguns deles morram, como tem acontecido, por falta de capacidade financeira em custear as despesas médicas e hospitalares, despesas essas que a maioria das vezes assumem valores astronómicos e impossível de ser suportado pela maioria dos cidadãos que não possuem um seguro ou um plano de saude suportado pelo Estado. É de se louvar o que essa jovem e séria organização tem feito e vem fazendo, em apenas (24) vinte e quatro meses de existência. Sei que neste momento estão de malas aviadas para Cabo Verde, terra natal dos seus membros, com o propósito de apoiar e encorajar os desafortunados pelas agruras da vida. Faço votos que sejam bem acolhidos e que consigam, nessa viagem, o apoio, ainda que moral da sociedade civil cabo-verdiana e uma mãozinha do Governo de Cabo Verde.

CRIOLAS CONTRA CANCER-ft

“KRIOLAS KONTRA KANCER “ é composta por (8) oito altruistas, Ani Lobo, Luisa Lobo, Elisa Fontes, Maria Cardoso, Vania Furtado, Janine Correia, Daylen Lopes e Paulo Fidalgo, que desde a sua fundação em Maio de 2012, vem ajudando de uma forma desinteressada, abnegada e incansável as crianças, os jovens, os homens e as mulheres cabo-verdianas, aliviando-os o sofrimento.

 

A motivação para a publicitação da causa  desses magnificos guerreiros, tem a ver também com a forma que encontrei para tirar os seus feitos do anonimato, não só aqui nos EUA como também em Cabo Verde, sensibilizar algum apoio das mais diversas personalidades e instituições quer cabo-verdianas, quer americanas, como também congratular com a rapidez com que tem atuado de forma a chegarem a tempo e com urgência aos necessitados. Pois, a celeridade de actuação nos doentes de câncer, muitas vezes é determinante para a sua cura. É verdade que alguns dos apoiados por esta organização ficaram pelo caminho, mas não por falta de apoio e assistência médica, mas sim, pelas limitações ainda da ciência. Partiram, mas levaram o gesto, o carinho e a solidariedade desta organização, levaram o querer ajudar, o aliviar a dor e o sofrimento de uma doença que continua a ceifar vidas e a destruir a humanidade, independentemente da idade, sexo ou côr.

[slideshow_deploy id=’6413′]

A justa causa que a “KRIOLAS KONTRA KANCER “ vem desenvolvendo na nossa comunidade, tem-nos enchido de orgulho, prova disso é a última actividade de angariação de fundos a favor da nossa INGRID MONTEIRO, levadas a cabo por essa organização em Rhode Island, onde a nossa comunidade respondeu em massa. Riviera Inn, local escolhido para a realização da actividade foi pequena para acolher tanta gente. Para além da forte presença dos nossos músicos residentes, tivemos a honrosa presença da nossa nova diva NEUSA, que se encontrava nos EUA, em digressão para a apresentação do seu primeiro e bem sucedido album Burkan ….

 

Uma outra questao, quanto a mim, deve ser ressalvada no comportamento da “KRIOLAS KONTRA KANCER “ é a forma transparente e honesta como gerem os fundos conseguidos. Se a memória não me falha, esta organização angariou mais de dois mil dólares, para apoiarem a Irmã Lulu, freira da Igreja Católica em Boston que infelizmente faleceu há bem pouco tempo. Mais recentemente conseguiram juntar mais de (11) onze mil dólares para ajudarem a INGRID MONTEIRO. Valor esse, mais de (9) nove mil foram directamente para a benefeciária e dois mil e quinhentos seguiram para o fundo da organização.

 

Com (27) Vinte e Sete anos neste País, nunca vi uma festa de angariação de fundo igual.

 

Cabo-verdianas e cabo-verdianos!!! no djunta mon, nu djuda kem ki meste, Nu debi teni senpri prizenti ma hoje é el, manhã pode ser kualker um di nós

 

Bem haja

Carlos Tavares

 

Visite a página do facebook

 

 

 

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: