Home / Cabo Verde / OPINIÃO: A Cidade pode estar em chamas…Pouco importa. O povo está a dançar. A beber.

OPINIÃO: A Cidade pode estar em chamas…Pouco importa. O povo está a dançar. A beber.


Música, Maestro

É hábito dizer-se que somos um país de poetas. Nada mais duvidoso. Em média, publicam-se, por ano, três livros de poesia. É também habitual dizer-se, que somos um país de músicos e de música. Esta afirmação é mais fácil de subscrever.

mario silvaEm matéria de música, predominam os festivais. Os municípios lideram. Empresas de bebidas alcoólicas fazem festivais. Têm o seu festival. Empresas de telecomunicações também. Uma empresa que vende bebidas alcoólicas já teve um programa de concurso musical na TV pública. Exactamente! Para promover o quê: música ou álcool?

A música é um assunto sério. Constitui um elemento da identidade de um povo. Porém, quando associada, permanentemente, a bebidas alcoólicas, a certa marca, a gente preocupa-se. E rejeita esta associação. Por a música deixar de ser ela própria e se tornar num instrumento perigoso. Num país com sérios problemas de alcoolismo.

Muitos organizam festivais e bailes populares para ganharem simpatias políticas e eleitorais. Outros, para promoção do seu produto. A qualidade é secundária. Promoção dos artistas, também. O importante é que o povo se divirta. O fim não é a música.

O pároco interrompe a Missa por causa do som perturbador do baile ao lado. Como aconteceu, neste Natal de 2013. Num Município. Chama a Polícia. Esta não resolve o problema. Interrompe pela segunda vez a Missa. Volta a chamar a Polícia. O baile continua. Na Igreja, os fiéis rezam. Concentrados. Pedem perdão para os pecadores.

– Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem.

A Cidade pode estar em chamas. A arder. Literalmente. Pouco importa. O povo está a dançar. A beber. A gritar e a divertir-se. Esquece o desemprego. As agruras da vida. Está feliz. Tem o direito à felicidade. Desde os Gregos que é assim. O bom Governo é aquele que proporciona felicidade ao seu povo. Música, Maestro.

 

 

expressodasilhas – sábado, 01 fevereiro 2014

 

 

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: