Home / Cabo Verde / Artistas Djodje e a banda TL Dreamz renunciam às nomeações para o ‘Cabo Verde Music Awards’

Artistas Djodje e a banda TL Dreamz renunciam às nomeações para o ‘Cabo Verde Music Awards’


Artistas renunciam às nomeações para o ‘Cabo Verde Music Awards’

O cantor Djodje e a banda TL Dreamz renunciaram hoje às nomeações para a gala da 4.ª edição do “Cabo Verde Music Awards” (CVMA), a realizar a 08 de março, por discordarem dos critérios definidos pela organização.

djodje-tldreamz

Numa nota, Djodje, nome artístico de Fernando Jorge Marta Silva, alegou que os critérios para as nomeações, divulgadas a 14 deste mês, são “desajustados” e “não refletem” o que se passou na cena musical em 2013.

“A meu ver, os CVMA servem para premiar os que tiveram mais mérito ao longo do ano com base nos critérios propostos pela organização. Na minha ótica, de uma forma geral, isso não se reflete nas nomeações deste ano”, sustentou Djodje.

O cantor cabo-verdiano foi nomeado para três categorias: Melhor Álbum Eletrónico, com o disco “Feedback”, Melhor Reggae/R&B/House, com a música “Um Segundo”, em parceria com o grupo Ferro Gaita, canção que foi também candidata ao prémio Melhor Música do Ano.

Os mesmos argumentos são apresentados pelos TL Dreamz, igualmente nomeados para três prémios: Melhor Reggae/R&B/ House, com a música “Undi da ki Panha”, Melhor Álbum Eletrónico, com o disco “Press Play”, e Melhor Videoclipe, também com a música “Undi da ki panha”.

Reagindo às renúncias, a organização dos CVMA indicou hoje, em comunicado, que aceitou a posição dos dois nomeados, salientando estarem no direito de recusarem uma decisão que é da exclusiva responsabilidade do júri, este ano presidido pela renomada cantora cabo-verdiana Tété Alhinho.

A GMS Entertainment, que promove o evento pelo quarto ano consecutivo e ressalvou que não tem qualquer interferência no processo de nomeações, indicou que o júri dos CVMA vai reunir, em breve, para escolher os eleitos para as categorias em falta.

No entanto, a empresa, propriedade do cantor cabo-verdiano Gilyto, afirmou que os pedidos de renúncia não invocam qualquer alínea do regulamento dos CVMA, cuja gala decorrerá nas instalações da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), no antigo hangar do Aeroporto da Cidade da Praia.

“Por isso, as nomeações não desrespeitaram nenhuma das regras estabelecidas”, realçou, lamentando as renúncias dos artistas em causa a um projeto criado “única e exclusivamente para engrandecer a música” de Cabo Verde.

“Os CVMA não excluem nenhum artista e é sempre de lamentar quando são os artistas a excluir os CVMA. Mas desafiamos cada um a tirar daí as devidas ilações. O mediatismo em torno da gala e o interesse que o evento desperta a nível nacional e internacional não se reflete em benefícios para a organização, mas sim para a música de Cabo Verde no seu todo”, afirmou a GMS Entertainment.
“O ato de nomeação e presença numa cerimónia significa uma homenagem a cada um dos artistas, a parte que mais valorizamos por permitir ao público aplaudir. Os CVMA são de todos, sobretudo dos que entendem o seu real significado e não interpretam o projeto como um concurso de caráter meramente competitivo”, concluiu.

A cantora Neuza, com o CD “Flor di Bila”, é a artista cabo-verdiana com maior número de nomeações para os CVMA (seis) – 39 nomeados para as 21 categorias.

Dezassete das categorias serão avaliadas pelo júri, três decididas em conjunto pelo público e pelo júri – “Melhor DJ”, “Melhor Banda ao Vivo” e “Melhor Artista em Palco”, e uma totalmente pelo público – “Melhor Música do Ano”.

Funaná, Batuku/Kola Sanjon, Cabo Zouk/Cabo Love, Morna, Coladera, Rap/Hip Hop, Reggae/R&B/House, Música do Ano, Voz Masculina, Voz Feminina, Artista Revelação, Artista em Palco, Banda ao Vivo, Álbum Eletrónico, Álbum Acústico, Videoclip, Produtor Musical, Instrumentista, Compositor, DJ e Animador da Comunicação Social são as categorias em avaliação.

Além destas categorias, haverá também o Prémio Carreira, a anunciar na noite da gala, e o Prémio Ação Social, para galardoar o artista ou grupo que mais contribuiu para o combate à pobreza em 2013, e cujos nomes ainda estão por indicar.

por noticiasaominuto.com

 

djodje-vs-cvma

CVMA reage à renúncia do artista Djodje às nomeações para Cabo Verde Music Award

A comissão principal dos prémios Cabo Verde Music Award (CVMA), em comunicado distribuído neste sábado, diz que aceita a posição dos artistas em renunciar as indicações aos prémios pela organização, “uma vez que é seu direito não aceitarem as nomeações que o júri decidiu atribuir-lhes”.

Leia mais…clique aqui.

por visaonews.com

 

 

 

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: