Home / Blogs / Agnelo Montrond / LICEU DE BROCKTON DOA LIVROS DE MATEMÁTICA AO LICEU DOS MOSTEIROS

LICEU DE BROCKTON DOA LIVROS DE MATEMÁTICA AO LICEU DOS MOSTEIROS


LICEU DE BROCKTON DOA LIVROS DE MATEMÁTICA AO LICEU DOS MOSTEIROS

Livros de Algebra Cabo VerdeEstão a caminho para Cabo Verde, 177 livros de Álgebra, um donativo do «Brockton High School», que com esta primeira remessa de livros inicia o processo de estreitamento de amizade, cooperação e parceria com Cabo Verde na área de educação.

A iniciativa é do professor de matemática no «Brockton High School», Mr. Agnelo A. Montrond, e do administrador deste mesmo liceu, Mr. Matthew Crowley, que na qualidade de um dos Directores deste liceu, facilitou o processo de acquisição e doação de cerca de oitocentos livros de Álgebra para Cabo Verde. É de se referir que toda a equipa administrativa do liceu em apreço acarinha e apoia tal iniciativa.

agnelo montrond-sm

Mr. Crowley está fazendo o seu doutoramento e, salvo erro,  a sua tese inclui pesquisa sobre os motivos que norteiam abandono escolar por parte de estudantes cabo-verdianos no «Brockton High School».

Esses livros, em inglês, podem servir como referência aos professores de matemática e os conteúdos podem ser adaptados e ajustados às necessidades de ensino e aprendizagem. É de se referir que a linguagem matemática é universal. E o filósofo chinês, Confúcio, postulou que «uma imagem vale mais do que mil palavras».

Augura-se a possibilidade de arrecadação de mais materiais didácticos para efeitos de donativos para Cabo Verde, intercâmbios e trocas de experiencias nas áreas de administração, organização, currículo, ensino, aprendizagem, entre mais.

«Brockton High School» situa-se na cidade Brockton, também conhecida por Cidade dos Campeões, cuja população total ronda os cem mil habitantes. Estima-se que cerca de um quarto a um terço são cabo-verdianos. E o nosso Primeiro-ministro, Dr. José Maria Neves, sabiamente incluiu Brockton como sendo a décima primeira ilha do arquipélago de Cabo Verde.

 

O liceu de Brockton goza de uma excelente reputação e é sobejamente conhecido como um líder, modelo, e uma referência em educação. Dotado de um corpo docente experiente, comporta uma população estudantil de mais de quatro mil e duzentos estudantes «Boxers» que espelha uma diversidade etnica, racial, linguística e cultural, e um nível socioeconómico sui generis. Estima-se que cerca de um terço são de origem cabo-verdiana cuja lingua nativa é o Kriolu Kabuverdianu.

Trinta linguas diferentes estão representadas neste liceu que alberga um dos melhores programas de educação bilingue em todo o país. Com um total de nove prédios, incluindo quarto prédios para estudantes de nono a décimo segundo ano de escolaridade, devidamente coloridos em vermelho, verde, amarelo e azul, é o maior liceu no estado de Massachusetts, e um dos maiores em todo os Estados Unidos.

 

Por Agnelo A. Montrond, USA

aamontrond@yahoo.com

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: