Home / Cabo Verde / Agricultor faz experiência de cultivo do arroz em Cabo Verde

Agricultor faz experiência de cultivo do arroz em Cabo Verde


Arroz_em_Cabo_Verde

Pedra Badejo, – O agricultor João Silva, residente em Ribeira Seca, concelho de Santa Cruz, na ilha de Santiago, está a fazer uma experiência inédita do cultivo do arroz em Cabo Verde.


Orgulhoso do resultado obtido até agora, João Silva explicou hoje em declarações à Inforpress, que conseguiu semente através de um amigo da Guiné-Bissau que tinha cultivado uma pequena quantidade em Ribeirão de Almaço (interior da ilha de Santiago) e por curiosidade está a fazer também essa tentativa.

No terreno onde João Silva (que também é conhecido popularmente por João de Linda) está a fazer a experiência, apenas se praticava agricultura de sequeiro. Entretanto, como passou a haver mais água disponível com a construção da Barragem de Poilão, este agricultor ousou em experimentar o cultivo do arroz.

“Não tenho nenhuma experiência de como cultivar o arroz. Graças ao apoio do jovem deste guineense que responde por Uduman Embalu, quem já tinha estado a trabalhar nessa área, decidi-me em avançar com este o meu primeiro ensaio”, explicou.

Entretanto, João de Linda está determinado em prosseguir com outras experiências independentemente de vir ou a ter apoios técnicos.

Conforme disse, a sua próxima experiência vai ser a plantação de algumas árvores fruteiras ainda não introduzidas em Cabo Verde.

Enquanto isso, João de Linda não esconde a sua “impaciência”. Segundo disse, “falta apenas um mês para eu fazer a colheita da minha primeira safra e tenho fé que vou poder saborear um prato de arroz produzido por mim”, enfatizou.

Por outro lado, garante que está interessado em saber mais sobre o arroz para que possa melhorar a sua produção experimental.

JC
Inforpress/Fim

 

exemplo

Parcela 430 metros quadrados
Custo da água: 150 metros cúbicos
Produção total: 320 quilo de arroz
Preço por quilo: 100 escudos (no mercado) = 32000 esc
tempo de produção:  90 dias

 

 

 

 

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: