Home / Cabo Verde / Felisberto Vieira eleito novo líder do grupo parlamentar do PAICV

Felisberto Vieira eleito novo líder do grupo parlamentar do PAICV

Felisberto Vieira

Felisberto Vieira

Felisberto Vieira eleito novo líder do grupo parlamentar do PAICV com 78 por cento da votação

Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress)  – O deputado Felisberto Vieira foi eleito hoje para a função de líder do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), por 78 por cento dos deputados, contando ainda com cinco votos contra e três abstenções.

Felisberto Vieira, que liderou a lista única de candidatura, foi sufragado por 27 dos 35 deputados presentes na sala.Ausente da votação estiveram três dos 38 deputados do partido que sustenta o Governo, por estarem fora do país.

Em declarações à imprensa no final da votação, Felisberto Vieira que substitui no cargo o seu colega José Manuel Andrade, disse que sempre contava que teria uma votação massiva, com grau de legitimidade muito elevado, mas que contava também “que não teria unanimidade”.

“Na democracia poderá ser bom a unanimidade, mas aqui funcionou a democracia. No processo de formação da vontade os deputados falaram e falaram claramente. Falaram que querem um líder e tive uma votação massiva, mas também mostraram que poderiam ter outras alternativas, outras opções”, frisou o parlamentar.

Felisberto Vieira vai ser coadjuvado pelos deputados Filomena Martins, António Fernandes, Joanilda Alves, que já vinham da direcção anterior, e ainda pelo deputado António Ramos, que é o segundo elemento novo desta nova direcção do grupo parlamentar do partido da maioria.

O novo líder da bancada do PAICV aproveitou ocasião para agradecer aos apoiantes e comissão eleitoral e endereçou um abraço ao seu antecessor, José Manuel Andrade, “pelo trabalho e pela dedicação demonstrada ao longo dos anos”.

O novel líder parlamentar do PAICV prometeu fazer “um grupo e uma bancada mais forte, mais pujante em termos de capacidade de combate político e com autonomia em termos de produção legislativa”.

“Vamos trazer para agenda parlamentar, para os debates, as questões regionais, as questões das ilhas, dos círculos eleitorais, o desemprego jovem, questão da formação profissional, entre outras”, disse, indicado que enquanto líder vai estar atento com uma agenda “clara e credível” no sentido de fazer avançar o Parlamento e dignificar a função parlamentar.

Ao grupo parlamentar do Movimento para Democracia (MpD), maior partido da oposição, Felisberto Vieira disse que vai estar sempre “disponível e aberto” para o diálogo.

“Penso que devemos ter um debate ético, um debate construtivo, com frontalidade e políticas necessárias, mas que a elevação da causa parlamentar esteja acima de tudo e Cabo Verde esteja acima de tudo”, frisou.

MJB
Inforpress/Fim

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: