Home / News / Faleceu na madrugada de hoje vítima de doença, o coronel Abailardo Barbosa Amado

Faleceu na madrugada de hoje vítima de doença, o coronel Abailardo Barbosa Amado


baila-amadoAbailardo Amado, Coronel das Forças Armadas de Cabo Verde, faleceu na madrugada de hoje vítima de doença

Em reacção, o ministro da Defesa, Jorge Tolentino, expressou, esta manhã, os sentimentos de pesar de toda Defesa Nacional à família e à instituição militar e destacou as relevantes funções que Barbosa Amado exerceu.

Enquanto militar Barbosa Amado exerceu as funções de Comandante de Região Militar e director de logística e do departamento de Operações.

Foi comandante Geral da Polícia de Ordem Pública e primeiro director central da Polícia Judiciária, instituição cujo processo de instalação foi por ele dirigido.

Abailardo Barbosa Amado exercia, ultimamente, as funções de vereador na Câmara Municipal da Praia.

Faleceu nos Estados Unidos da América, onde se encontrava em tratamento médico. O corpo deve ser transladado para Cabo Verde na próxima Sexta-Feira, devendo o funeral acontecer no dia seguinte, sob os rituais militares.

-RTC

Mensagem do Presidente de Cabo Verde Jorge Carlos Almeida Fonseca
Morreu um amigo, um velho companheiro. Abailardo Amado, que ainda pude ver há pouco tempo, na Achada de Santo António, já muito debilitado pela doença traiçoeira, pelo destino… Mas conversava muito, bem que com dificuldade, queria saber de coisas, falar de suas preocupações, de algumas mágoas acumuladas, mas o seu humor fino e permanente mesmo na doença teimosamente persistia em bordejar o encontro com amigos e familiares, quiçá sabendo que a vida não lhe iria ser já muito generosa.
Lembro-me perfeitamente do telefonema que solicitámos ao Eurico Monteiro para lhe fazer, em 91, estava o Abailardo fora em estudos, convite para tudo deixar e vir chefiar a Polícia. Abailardo não hesitou e regressou, com generosidade, empenho e dedicação a causas, como sempre. Conversador, contador de estórias, quase sempre bem disposto, mas igualmente atento aos problemas da sua cidade e do seu país, mesmo às minúcias decisivas. Foi um elemento muito útil no projecto de construção e funcionamento do ISCJS, com ideias, com energia muita, com fé.
Foi-se o homem, o corpo, mas fica sempre a imagem de um homem afável, inteligente, sério e amigo dos seus amigos.

– via facebook

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: