Home / News / José Maria Neves intervém na 68ª Assembleia Geral da ONU

José Maria Neves intervém na 68ª Assembleia Geral da ONU


José Maria Neves intervém na 68ª Assembleia Geral da ONU

O Primeiro-ministro José Maria Neves intervém no próximo sábado, 28, às 11 horas locais, na 68ª Assembleia Geral das Noções Unidas, que está a decorrer em Nova Iorque, EUA. “Agenda para o Desenvolvimento pós-2015” é o tema desta sessão, na qual serão realizados vários eventos de alto nível e uma agenda para dar resposta às crises globais. Em 2011, José Maria Neves discursou na 66ª Assembleia da ONU e fê-lo em bom crioulo para o mundo inteiro.

Antes da chegada do Primeiro-ministro, uma delegação cabo-verdiana chefiada por Jorge Borges já está em Nova Iorque. O Ministro das Relações Exteriores vai participar nas plenárias e nos eventos paralelos, bem como no vasto programa bilateral de contactos com homólogos visando reforçar a cooperação.

O primeiro dia de trabalho foi na passada segunda-feira. Jorge Borges participou no encontro ministerial promovido pela Organização Internacional da Francofonia, na reunião sobre o pós-2015, presidida pelo Presidente da República da Libéria, no Fórum sobre a cooperação África-China, entre outros grandes eventos.

Com esta 68ª Assembleia Geral da ONU pretende-se formar uma agenda inovadora e determinante para um desenvolvimento que proteja o planeta e ao mesmo tempo que garanta a equidade, justiça e prosperidade do mundo inteiro. Estão ainda programadas reuniões específicas sobre questões urgentes, como a Síria, a situação nos Grandes Lagos, as negociações entre Israel e Palestina, a reforma do Conselho de Segurança e os progressos no desarmamento.

Mulheres, jovens e sociedade civil, direitos humanos e Estado de Direito, cooperação Sul-Sul, cooperação triangular e informação e tecnologia para o desenvolvimento são outros temas em debate. Haverá ainda três debates sobre o papel das parcerias, a importância das sociedades estáveis e pacíficas para o desenvolvimento e o contributo da água, do saneamento e da energia sustentável.

A brasileira Dilma Rousseff foi a primeira chefe de Estado a discursar esta terça-feira na Assembleia Geral das Nações Unidas. Durante o evento que se prolonga até domingo, 29, outros líderes lusófonos também vão ter a palavra, sendo que apenas Moçambique, Timor-Leste e Guiné-Bissau o farão ao mais alto nível, pelos respectivos chefes de Estado Armando Guebuza, Taur Matan Ruak e Serifo Nhamadjo.

Angola estará representada pelo vice-presidente Manuel Vicente, que intervirá na manhã de sexta-feira. Portugal terá à cabeça da sua delegação o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, que também discursa no sábado. A chefe da diplomacia Natália Umbelina representa São Tomé e Príncipe.

United Nations General Debate live webcast – General Debate: 24 September – 1 October 2013

General Debate live

Your window on the general debate of the 68th session of the General Assembly!

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: