Home / Uncategorized / Cônsul Geral visita à comunidade cabo-verdiana na Califórnia.

Cônsul Geral visita à comunidade cabo-verdiana na Califórnia.


VISTA DO CONSUL GERAL REFORÇA LAÇOS COM COMUNIDADE

O reforço dos laços com a comunidade cabo-verdiana na Costa Oeste dos Estados Unidos e revitalização da sua ligação com Cabo Verde, foram os temas constantes da primeira visita de trabalho de dois dias do Cônsul Geral de Cabo Verde nos Estados Unidos, Pedro Carvalho, à comunidade cabo-verdiana na Califórnia.

O programa incluiu paragens em Los Angeles, Long Beach e Sacramento e foi organizado em estreita colaboração com as principais organizações cabo-verdianos em três grandes áreas de concentração de cabo-verdianos e cabo-verdianos-americanos para tratar de questões pertinentes e do seu interesse. Apesar do fácil acesso a informação hoje em dia, muitos consumidos pelas tarefas diárias acabam por não estar tão informados, como gostariam, dos progresso registados em Cabo Verde e das oportunidades que existem para eles se envolverem. Nas reuniões da comunidade, tanto em Los Angeles e Sacramento, o Cônsul abordou este tópico e falou das relações entre os Estados Unidos e Cabo Verde, incluindo os compactos do Programa MCA e da Iniciativa do Presidente Obama para o continente Africano.

A comunidade cabo-verdiana em Los Angeles

O programa incluiu ainda apresentações sobre as oportunidades e incentivos para o investimento em Cabo Verde e o papel do Consulado. Falando na abertura do encontro com a comunidade cabo-verdiana em Los Angeles, Elario Monteiro, atual presidente da Associação ACVSC (Associação Cabo-verdianos do Sul da Califórnia) fez um apelo entusiasmado aos cabo-verdianos da região no sentido de se envolverem com a Associação para ajudarem no seu empoderamento. Ele frizou que a  sua liderança da Associação baseia-se em três princípios: Restabelecer, restaurar e reforçar, e considera que esta visita decorreu no momento certo, e espera que venha engajar a comunidade em falar e ter mais interesse por Cabo Verde. É de salientar que a ACVSC é um membro ativo da Aliança Nacional das Organizações de Cabo-verdianos (NACVO), tendo designado como seu representate a sua responsável para relações governamentais, Catherine Silva-Walker.

Encontro com a Comunidade em Sacramento

Na região norte do Estado, onde há uma comunidade maior, a reunião teve lugar em Sacramento, e organizada pela Sociedade da Califórnia da Norte em colaboração com com a Associação cabo-verdiana do Oeste. Bob Reinaldo, o presidente da Sociedade e veterano da Força Aérea Americana, ressaltou a importância de se efectuarem excursões para Cabo Verde particularmente para os jovens que com tantas distrações que exitem hoje estão esquecendo o que eles chamam de “nosso antigo país”.

 

O evento teve boa participação, seguido por um período de perguntas e respostas, sendo que muitos solicitaram mais informações acerca das leis de propriedade.

As ligações entre as gerações mais antigas com Cabo Verde

O Consulado tem dedicado especial atenção para as ligações entre as gerações mais antigas com Cabo Verde, como forma de salvaguardar a ligação com a terra dos seus antepassados e tem neste momento aberto um concurso para a apresentação de propostas pelos agentes de viagens, tanto nos E.U.A. como em Cabo Verde, de pacotes vocacionados  especialmente para aqueles que nunca estiveram em Cabo Verde. A expectativa é de se conseguir organizar a primeira turné o mais tardar em Novembro do ano em curso.

Viisita  à Assembleia para a cidade de Los Angeles

Durante a sua estadia o Cônsul também efetuou uma visita de cortesia à um membro da Assembleia para a cidade de Los Angeles, Reginald Jones-Sawyer. O diplomata falou sobre a excelência do relacionamento entre os Estados Unidos e Cabo Verde, destacando os dois compactos do Millennium Challenge Corporation, da Administração Americana, que  ajudaram Cabo Verde impulsionar algumas infra-estruturas fundamentais e a introdução de técnicas agrícolas modernas e conservação de água, o que diminuiu o índice de pobreza no país. Jones-Sawyer expressou muito interesse na informação apresentada sobre o turismo e as oportunidades de investimento em Cabo Verde e declarou sua intenção de visitar Cabo Verde.

 

Engenheiros de robótica, educadores e autoridades municipais da cidade inovativa de Long Beach
Este tópico de conversa atraiu também a atenção de uma audiência de engenheiros de robótica, educadores e autoridades municipais da cidade inovativa de Long Beach. O fundador do programa Kids Talk Radio, Bob Barboza, apoiou o Consulado na organizção de um painel para o qual convidou professores universitários, fundações, autoridades da cidade e os alunos para demonstrarem, como através do uso de robótica, os jovens em idade escolar estão a entrar no mundo dos inventores e a contribuirem para melhorar muitos aspectos da vida humana.

Foi um encontro do século XXI com a interação real com robôts, com alguns dos programas desenvolvidos pelos  próprios alunos presentes.

Um dos convidados, “Nao” é um dos apenas 300 robôts de sua espécie capaz de interelacionarem-se com as pessoas de forma independente. “Nao” falou sobre as suas capacidades e até dançou. Uma tecnologia que também pode ser utilizada na aprendizagem a distância e que vai abrir as portas para outras na Cooperação entre os Estados Unidos e Cabo Verde no domínio da Educação. Foi também um cenário para exemplificar a cooperação existente com a Universidade de Cabo Verde, com a presença via Skype, de um dos seus administradores, Angelo Barbosa.

Esta reunião decorreu no mesmo dia em que o presidente Barack Obama anunciou uma iniciativa de 70 milhões destinados ao desenvolvimento e uso de robôts para trabalharem com pessoas.

Esta visita foi também uma oportunidade para  um encontro com o senhor Sean Lawrence, Diretor Executivo da organização sem fins lucrativos, Giving Children Hope em Buena Park.

Esta organização vai enviar em breve, seu primeiro carregamento de material hospitalar para Cabo Verde, no valor de 200 mil dólares, graças à iniciativa pessoal de um de seus voluntários, Kathleen Avelino, uma cabo-verdiana-americana que se apaixonou pela terra dos seus pais desde a sua primeira viagem à Cabo Verde há alguns anos.

-por CGCVB

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: