Home / News / Associação de Media Cabo-Verdiana nos EUA organiza evento inédito em Brockton

Associação de Media Cabo-Verdiana nos EUA organiza evento inédito em Brockton

A CVAMA – Cape Verdean American Media Association – organizou no domingo, 21, um encontro inédito na cidade de Brockton com vários elementos dos media, activistas comunitários, homens de negócios e políticos candidatos aos mais altos cargos na cidade.

Os participantes foram unânimes em reconhecer que a iniciativa foi inédita na comunidade, apesar do curto espaço de tempo, menos de uma semana, em que foram contactados.
O Presidente da Assembleia da CVAMA, um dos quatro promotores da iniciativa, comentou que “se a memória não me falha, é a primeira vez que 70% dos candidatos a cargos para a governação autárquica em Brockton se dignaram a marcar presença num evento sui generis, um facto que pode ser entendido como uma autêntica demonstração de respeito e aproximação dos políticos americanos à comunidade cabo-verdiana radicada em Brockton”.

Da lista dos 15 candidatos a “City-Concillor-At-Large” até então inscritos, compareceram 10, e dos cinco candidatos a Mayor marcaram presença três, sendo que a actual Mayor, Linda Balzotti, que se recandidata ao cargo não esteve presente, mas mandou uma carta a destacar o seu trabalho e aproximação junto comunidade cabo-verdiana.

cvama-jpg_IMG_0644Os convidados nas quatro categorias usaram da palavra, por um período até dois minutos, à excepção de Bill Carpenter, candidato a Mayor, que chegou atrasado na altura de encerramento, quando Gunga Tolentino, Adida Cultura do Consulado de Cabo Verde em Boston, em substituição do Cônsul, Pedro Carvalho, reconhecia a importância do evento.

O convívio não contou com a participação de qualquer elemento da direcção executiva da CVAMA e teve fraca afluência do público, tendo os organizadores comprometido a levar a informação ao público através de programas de rádio, televisão e outros meios.

Na abertura o Presidente da Assembleia da CVAMA, Agnelo Montrond, fez uma resenha sobre a contribuição da

comunidade cabo-verdiana na cidade, reforçada com a intervenção do actvista comunitário, Júlio de Carvalho, que disse que esta iniciativa é um sinal de que a comunidade está atenta aos políticos e que eles devem ter isso em conta, opinião partilhada pelo colega Adriano Cabral.

cvama-jpg_IMG_0624Também foi feita a apresentação do web-site de CVAMA. Os promotores prometem, ainda, organizar um fórum dirigido aos candidatos a cargos políticos antes das eleições primarias marcadas para o dia 17 de Setembro próximo.

Consta que é a primeira vez que dois cabo-verdianos concorrem ao cargo de City Council, Moisés Rodrigues, que durante quatro anos foi Director de Gabinete de anterior James Harrington, e Nicholas Fernandes, o mais jovem participante.

Nas últimas eleições, dos cerca de 93 mil habitantes em Brockton, 40 mil com capacidade de voto, apenas votaram cerca de sete mil pessoas.

Há muito que esta associação de media cabo-verdiana nos EUA se encontrava inactiva. Por duas vezes foi convocada, sem sucesso, uma Assembleia Geral extraordinária.

 

fonte: asemana online

 

 

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: