Home / Uncategorized / Já temos Papa: Francisco

Já temos Papa: Francisco

 

A Fumaça branca saída da Capela Sistina, foi a alegria de muitos que, ansiosamente, esperavam pelo anúncio do novo Papa.
Francisco  é o sucessor de Bento XVI. Chama-se Jorge Mário Bergoglio, tem 76 anos e nasceu em Buenos Aires no dia 17 de Dezembro de 1936.
Em 1969 foi ordenado sacerdote, 23 anos depois, em 1992, foi designado pelo Papa João Paulo II bispo titular da Auca e auxiliar de Buenos Aires. E hoje, 13 de Março foi escolhido como o chefe da Igreja Católica.-Noviactual

Papa: Primeiro-ministro sauda escolha de Francisco

José Maria Neves saudou hoje “com regozijo, humildade e responsabilidade” a eleição do novo papa, Francisco I, desejando que as relações entre Cabo Verde e Vaticano possam consolidar-se em breve, com a assinatura da Concordata.
“Em meu nome e no do Governo de Cabo Verde, quero saudar com regozijo, humildade e responsabilidade o novo Papa Francisco I”, afirma José Maria Neves numa mensagem por ocasião da eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio, arcebispo emérito de Buenos Aires, 76 anos, jesuíta e que adota o nome de Francisco I.

“Tal como em todo o mundo, nestas ilhas atlânticas, onde se firmou a Igreja Católica mais ancestral do continente africano, os cabo-verdianos acompanharam com ansiedade o Conclave do Vaticano e reagiram com alegria ao fumo branco que emanou da chaminé da Capela Sistina, anunciando o novo ocupante do Ministério Pedrino”, acrescentou.

Na mensagem, José Maria Neves afirma desejar parcerias “cada vez mais fortes e consolidadas” com o Vaticano na base da Concordata, já pronta, só faltando assiná-la.

O primeiro-ministro saudou também o papa Emérito, Bento XVI, com quem privou no Vaticano, em 2010, e com quem falou, disse, sobre os desafios da Igreja, da África e da Humanidade e do futuro das relações entre Cabo Verde e a Santa Sé.

José Maria Neves estendeu ainda as saudações aos bispos de Santiago, Arlindo Furtado, e do Mindelo, Ildo Fortes, bem como ao também cabo-verdiano Teodoro Tavares, bispo auxiliar de Belém do Pará (Brasil).

“Felicito, nesta feliz ocasião, todos os católicos de Cabo Verde, nestas ilhas e os que fazem parte da diáspora cabo-verdiana que, em plena Quaresma, se preparam para celebrar a Páscoa, desta feita com redobrado júbilo sob os auspícios religiosos de Francisco I, figura a quem desejo todas as venturas”, concluiu José Maria Neves.
@SAPO/Lusa

 

 

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: