Home / Uncategorized / Papa Bento XVI vai resignar a 28 de fevereiro e sucessor será escolhido até à Páscoa

Papa Bento XVI vai resignar a 28 de fevereiro e sucessor será escolhido até à Páscoa

O Papa Bento XVI anunciou a sua resignação, com efeitos a partir de 28 de Fevereiro, de acordo com um porta-voz do Vaticano.

pope“O Papa anunciou que vai renunciar ao seu magistério às 20:00 locais (Roma) do dia 28 de Fevereiro. Nessa altura vai começar o período de escolha (“sede vacante”), precisou o padre Frederico Lombardi, num anúncio sem precedentes na História da Igreja Católica.

O Papa afirma que não tem força devido à idade, refere a agência France Press. “Sinto o peso do cargo”, disse Bento XVI ao diário La Stampa, e ao Corriere della Sera afirmou que sai “pelo bem da Igreja”.

“Depois de examinar reiteradamente a minha consciência perante Deus, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério de Pedro (petrino). Sou consciente de que este ministério, pela sua natureza espiritual, deve ser levado a cabo não apenas por obras e palavras mas também, em menor grau, através do sofrimento e da oração.”

No comunicado o papa apela ainda a compreensão dos fieis. “Queridíssimos irmãos, dou-vos as graças de coração por todo o amor e trabalho com que trouxeram até mim o peso do meu ministério e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora, confiamos a Igreja ao cuidado do Sumo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo e suplicamos a Maria, sua Santa Mãe, que assista com a sua materna bondade aos padres cardeais ao eleger o novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, também no futuro, quero servir com todo o meu coração à Santa Igreja de Deus com uma vida dedicada à oração.”

O alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos é o Papá de Roma desde o dia 19 de Abril de 2005 e foi eleito o 265º Papa.

Segundo o Jornal Público o último Papa a resignar foi Gregório XII (pontificado de 1406-1415), para acabar com o grande cisma do Ocidente, que tinha chegado ao ponto em que havia três pretendentes ao cargo.

A decisão de Bento XVI força a realização de um conclave para eleger um novo Papa, o que, segundo a Associated Press, deverá ocorrer antes do final de Março. Bento XVI já tinha antecipado no ano passado que estava na última etapa da vida.

O último Papa a resignar foi Gregório XII (pontificado de 1406-1415), para acabar com o grande cisma do Ocidente, que tinha chegado ao ponto em que havia três pretendentes ao cargo.

 

fonte: noticias.sapo.cv

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: