CONSULADO GERAL DE CABO VERDE – MENSAGEM DO NATAL E FIM DO ANO – 2012
Boston, Dezembro 21 de 2012
Caros Compatriotas e Amigos:
Permitam-nos endereçar a todos os Cabo-verdianos nos Estados Unidos da América, os nossos votos de Boas Festas.
Ao fazê-lo, queríamos primeiramente agradecer o apoio que continuamente vimos recebendo dos nossos concidadãos e das associações que, munidos de uma profunda dedicação a Cabo Verde, ajudam e facilitam o nosso trabalho, com reflexo positivo no nosso desempenho pessoal e institucional.
Cremos ter conseguido, de facto, chegar mais perto de vós, com a consolidação dos serviços que vimos prestando em Brockton, Dorchester e Pawtucket, com as deslocações regulares a New Jersey e a Connecticut, com a nossa página Web e Facebook e, ainda, com uma maior presença e participação na vida social, cultural e cívica dos cabo-verdianos nos EUA.
Num esforço contínuo de facilitação do diálogo, da união dos cabo-verdianos, da promoção e valorização da nossa identidade, bem como da maior participação cívica neste país, algumas iniciativas como as abaixo mencionadas foram levadas a cabo em 2012.
A NAVCO -“Aliança das Organizações Cabo-verdianas nos Estados Unidos da América”- que segundo as indicações da direcção provisória terá a sua primeira reunião anual em Janeiro de 2013. O Fórum Associativo de Brockton ocorrido em 2010 foi decisivo para que as Associações Cabo-verdianas, com a forte colaboração do Consulado, realizassem a sua Assembleia Geral em Bridgewater no ano seguinte, na qual foram implementadas as bases sólidas para a criação da tão almejada Federação das Associações cabo-verdianas nos EUA.
A“Our Roots-Noz Raís” – em 2012, numa parceria exemplar com a Bridgewater State University (BSU), realizámos a primeira edição deste evento que reuniu mais de duas centenas de profissionais caboberdeanos-americanos vindos de vários estados americanos, com o propósito de reflectirem sobre as diferentes perspectivas do seu relacionamento com Cabo Verde. Na ocasião, e tendo presentes Altas Entidades cabo-verdianas, como o Ex-Presidente da República, Pedro Pires e a Ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes, o Presidente da BSU, Dana Mohler-Faria, ele próprio de segunda geração de cabo-verdianos nos EUA, anunciou a criação do Instituto dos Estudos Cabo-verdianos, a ser denominado “Instituto Pedro Pires”, cuja oficialização está para breve.
A campanha lançada através da nossa página Web e facebook, juntamente com esforços feitos pelos nossos líderes comunitários e pelas nossas associações no sentido da sensibilização dos cidadãos com cidadania americana, para o recenseamento e participação nas eleições gerais americanas, segundo as declarações de eleitos americanos, levam-nos a crer que surtiu efeitos. Assim, iremos em 2013 trabalhar em estreita articulação com outros intervenientes, para apoiarmos os imigrantes qualificados a se naturalizarem americanos e simultaneamente sensibilizá-los sobre a importância da sua participação social e politica para a nossa comunidade.
Em coordenação com a Câmara de Comércio de Brockton e a BSU, organizámos uma importante missão empresarial de Massachusetts à Cabo Verde, cujos resultados apontam para um estreitamento nas relações de cooperação entre o nosso país e os EUA, particularmente esta região de Nova Inglaterra.
O Consulado desenvolveu um trabalho meritório no âmbito do dossier “deportação” de cabo-verdianos dos EUA. Porém, face à sua dimensão e complexidade, deverá haver uma conjugação de esforços entre as varias partes, designadamente, toda a comunidade, familiares de potenciais deportados, Associações, Igrejas, Consulado, Embaixada, Deputados e Instituições afins em Cabo Verde, afim de prevenirmos e contornarmos esse fenómeno. Hoje, em Cabo Verde, cerca de 30% dos regressos forçados partiram dos EUA, o que por si só revela a gravidade do problema e aponta-nos para a necessidade imperiosa de um “Djunta Mon”, sobretudo na sua vertente – prevenção.
Registámos com agrado uma maior qualidade e variedade de actividades culturais e desportivas na comunidade, merecendo os nossos Artistas, Homens e Mulheres da Cultura e do Desporto, todo o nosso carinho, admiração e respeito pelo trabalho que desenvolvem e pelo papel que vem desempenhando na preservação, valorização, promoção e divulgação da cultura cabo-verdiana nos EUA. Em 2013, pese embora as limitações do Consulado Geral, sobejamente conhecidas, daremos uma atenção especial à cultura e à prática do desporto.
Desenvolvemos campanhas de solidariedade, com acções concretas e pontuais devidamente articuladas e viradas para a resolução de problemas específicos que afectaram pessoas na nossa comunidade.
O Consulado desempenhou um papel central na concepção e implementação dos Programas de visitas a esta Comunidade de Altas Entidades cabo-verdianas, designadamente do Presidente da República e da Ministra das Comunidades.
Caros compatriotas e amigos,
Cremos poder considerar positivo o balanço do nosso trabalho no ano que ora finda. Em relação a 2013 antecipamos que a crise económica e financeira internacional que se sente tanto no nosso país como aqui onde residimos, venha a ter um impacto nas nossas actividades. Razão pela qual a vossa participação, e engajamento abnegado nos assuntos de interesse da comunidade, assume uma relevância maior nos dias que correm. Assim, fica o nosso apelo, esperando poder continuar a beneficiar do vosso apoio no cumprimento da missão que nos foi confiada pelo Governo de Cabo Verde, de zelar pelos interesses da comunidade e de executar tarefas que propiciam o incremento das relações de amizade e de cooperação entre o nosso país e os Estados Unidos.
Uma vez mais, os nossos votos sinceros de Festas Felizes.
Pedro Graciano Carvalho,
Cônsul Geral
