Home / Uncategorized / Governo recua na aplicação das novas tarifas de vistos aos turistas

Governo recua na aplicação das novas tarifas de vistos aos turistas

 

O Governo recuou na sua decisão de implementar, por agora, as novas tarifas de vistos para turistas. Depois da notícia divulgada esta terça-feira pela RCV dando conta que esta medida não agradou as agências de viagens e operadores turísticos, o Governo decidiu suspender a aplicação da medida.
A medida do Governo de implementação da nova tabela de taxas a cobrar pela emissão e revalidação de documentos de viagem aos turistas foi publicada no Boletim Oficial de 20 de Outubro. A tabela indica que cada turista passava a pagar 46.25 euros (5100$00), através das agências, ou 56,22 euros (6200$00) na chegada através do Serviço das Fronteiras.

Segundo uma carta endereçada à ministra das Finanças pela Câmara do Turismo de Cabo Verde (CTCV), a tabela implementada “no maior segredo, sem audição prévia à Câmara de Turismo”, como manda a Lei, é uma medida é de “extrema gravidade e suficiente para abalar a confiança no Estado de Cabo Verde e o próprio destino”.

Também os operadores turísticos e agências de viagens reagiram de imediato contra a medida do governo. De acordo com os agentes do turismo, os pacotes turísticos para Cabo Verde e as tarifas de vistos aos turistas já foram publicados para até Outubro de 2013. Daí que qualquer alteração de taxa agora pode afectar a credibilidade no mercado lá fora.

Entretanto, em nota o governo informou aos operadores turísticos, que decidiu suspender, pelo menos por agora, a implementação das novas tarifas. Tudo volta ao mesmo: os turistas vão continuar, por enquanto, a pagar 19.50 euros (2100$00) através das agências de viagens. E quem preferir pagar na chegada o montante cobrado continua a ser de 25,00 euros (2756$00).

Em reacção, através de uma carta, a Câmara do Turismo classifica como sábia a decisão do Governo de suspender o aumento da tarifa de visto aos turistas. Entretanto, apesar do recuo do executivo governamental, a CTCV mantém na agenda para a tarde desta quinta-feira um encontro com os operadores, tendo como ponto principal de debate a nova tabela cobrança de visto turístico publicada no BO.

SF

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: