Home / Uncategorized / Tavares assume que vai trabalhar com todas as forças políticas

Tavares assume que vai trabalhar com todas as forças políticas


O presidente eleito Francisco Tavares assume que vai trabalhar com todas as forças políticas presentes na Câmara de Santa Catarina, que é como quem diz o PAICV,o partido que venceu a Assembleia Municipal. Esta disponibilidade mostrada por Tavares é o primeiro passo para esta coabitação política inédita em Cabo Verde, em que um partido ganha a Câmara e outro a Assembleia e mais um “teste a esta jovem democracia”.
Tavares assume que vai trabalhar com todas as forças políticas

Na sua primeira reacção aos dados provisórios que apontam para um triunfo do MpD na Câmara de Santa Catarina, Francisco Tavares afirma que foi uma “vitória da verdade e da democracia”. “Sou o primeiro presidente de Câmara a ser reeleito em Santa Catarina”, acrescentou.

Isso numa altura em que a Direcção Geral da Administração do Processo Eleitoral (Dgape) começa a recontagem dos votos. Com apenas duas das 73 mesas apuradas, o site do Dgape indica que MpD vai na frente com 338 votos (50,4%) e o PAICV segue com 309 votos (46.1%).

Apesar disso, o candidato derrotado José Maria Veiga já felicitou o vencedor, Francisco Tavares, e manifestou disponibilidade para viabilizar a governação camarária. O candidato do PAICV reconheceu que o objectivo traçado pelo partido tambarina de vencer as eleições para CM e AM não foi alcançado. Mas desdramatiza : “o povo decidiu numa solução partilhada, a Câmara para o MpD e a Assembleia para o PAICV”.

E os resultados provisórios, diz, dão ao seu partido quatro vereadores, contra os zero do mandato anterior, para além de conseguir a AM. “Em relação à AM temos 12 votos a mais do que o MpD – 11 deputados contra dez do MpD. Quanto à CM, o MpD tem 26 votos a mais do que o PAICV”.

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: