Home / Uncategorized / Jorge Carlos Fonseca prometeu que Cabo Verde será um país 100 por cento renovável em termos de energia em 2020

Jorge Carlos Fonseca prometeu que Cabo Verde será um país 100 por cento renovável em termos de energia em 2020

Presidente diz que documento do Rio +20 como “aquém do desejável”

O presidente Jorge Carlos Fonseca, que chefia a delegação de Cabo Verde na Rio+20, evento que decorre no Brasil, classificou o documento final da cimeira como aquém do nível necessário para enfrentar os desafios globais.
“Chamamos atenção para o facto de que esse documento, perante os desafios que a humanidade enfrenta, se revela ainda aquém do desejável, especialmente em termos de clara identificação dos mecanismos efectivação dos referidos objectivos”, declarou o chefe de Estado na plenária do evento que ocorre na cidade do Rio de Janeiro.

Jorge Carlos Fonseca prometeu que Cabo Verde será um país 100 por cento renovável em termos de energia em 2020, através de um fundo de investimento e parcerias público-privadas. O presidente apresentou algumas iniciativas adoptadas no país, nomeadamente na luta contra a desertificação, na protecção de espécies e no aproveitamento de energia limpa.

O chefe de Estado cabo-verdiano ainda aproveitou a reunião para exigir mudanças: “A crise ambiental mundial que se vive hoje está profundamente ligada a opções de vida e de desenvolvimento que nem sempre levam em conta as grandes questões ambientais e têm hipotecado o futuro em benefício do aqui e agora”. Segundo o presidente, o tão almejado desenvolvimento sustentável “exige a renúncia” e “recursos”.

“Sem esforço importante, ambicioso, as nossas perspectivas ficarão sombrias e longínquas. Para superar os desafios temos de ser ousados nos debates e, sobretudo, nas acções”, conclui.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, segue até sexta-feira, 22, a reunir representantes de 193 países no Brasil.

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: