Home / Uncategorized / Assomada acolhe a ordenação de 4 novos padres

Assomada acolhe a ordenação de 4 novos padres


Diocese de Santiago ordena quatro jovens padres 18 Junho 2012

Os padres António Leal, Edson Bettencourt (da paróquia de Nossa Senhora da Graça), Joaquim Garcia e Samuel da Costa (naturais de Santa Catarina) foram ordenados este domingo, 17, na Paróquia de Santa Catarina de Santiago (Assomada) pelo Bispo Dom Arlindo Furtado.

Conforme a Diocese de Santiago, a ordenação sacerdotal dos quatro diáconos numa única celebração é um acontecimento inédito e histórico que marca a Igreja Católica em Cabo Verde.

“A ordenação sacerdotal é o culminar de uma caminhada de vários anos, ou senão, de quase uma vida toda desses jovens, que ainda crianças decidiram dar uma resposta afirmativa ao chamamento de Deus”, considera o responsável da Diocese de Santiago.

E neste dia sob o lema, “Eu sei em quem pus a minha confiança”, António Leal, Edson Bettencourt, Joaquim Garcia e Samuel da Costa, deram, mais uma vez, o “Sim” e, a partir daí, assumem o compromisso de servir a Deus e ao seu povo como padres.

“Serão mais uma força para a Igreja enfrentar o desafio da nova evangelização, neste momento de encruzilhada em que vivemos. De grandes, rápidas e profundas mudanças na sociedade. Serão mais operários para a Messe do Senhor, sinal de que a Igreja cresce”, felicita.

Mas, antes da sua ordenação, estes padres estiveram, em Maio último, num retiro espiritual no Tarrafal, na Paróquia de Santo Amaro Abade, sob a orientação do padre Irineu Correia. O retiro foi um momento de oração, de reflexão e de preparação mais próxima para o grande dia e para o compromisso definitivo e o desafio que os aguardam.

O percurso dos novos diáconos

Depois de concluírem os estudos superiores e o Seminário Maior em Portugal, regressaram à terra natal para dar continuidade à caminhada vocacional. O diácono Samuel da Costa estagiou na Paróquia de São Filipe Apostolo e no Seminário de São José, na Praia. Já o presbítero Edson Bettencourt fê-lo em São Salvador do Mundo; Joaquim Garcia em Santo Amaro Abade, no Tarrafal de Santiago e o diácono António Furtado nas paróquias de Nossa Senhora da Conceição (S. Filipe), Nossa Senhora de Ajuda (Mosteiros) e Santa Catarina, todas na ilha do Fogo.

Porém, no dia 18 de Dezembro de 2011, juntos receberam o ministério diaconal, pelas mãos do Bispo Dom Arlindo Furtado, no Seminário de São José, Praia, onde se comprometeram a levar a mensagem de Deus a todos. Passaram desde então a realizar, entre outras responsabilidades, o serviço ao altar, a proclamação da Palavra de Deus, a distribuição da sagrada comunhão, a visita aos doentes, a administração do sacramento do baptismo, a assistência e a bênção do matrimónio.

http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article77451

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: