Home / Uncategorized / Peste suína africana

Peste suína africana


Santo Antão: MDR promove encontros com instituições públicas sobre peste suína africana

Cidade do Porto Novo, 22 Mai (Inforpress) – A delegação do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) no Porto Novo (Santo Antão), promove hoje no centro de expurgo local, um encontro com as instituições públicas sobre a problemática da peste suína africana. O técnico do MDR, Domingos Andrade, disse à Inforpress que este é primeiro de vários encontros de sensibilização que o MDR tem agendado para levar a cabo em todo o concelho do Porto Novo, no quadro da prevenção da peste suína em Santo Antão.

Domingos Andrade, que faz parte da equipa que trabalha na prevenção da peste suína africana no Porto Novo, adiantou que já na próxima semana, vai ser desencadeada uma série de contactos com os criadores em todas as localidades do município para sessões de esclarecimento e de sensibilização.

Além dos encontros, a equipa tem afixado cartazes um pouco por todo o concelho, transmitindo informações sobre a doença e as formas da sua prevenção.

A propósito de especulações surgidas recentemente sobre a existência da peste suina em Santo Antão, Domingos Andrade garante que Porto Novo e a ilha de Santo estão livre, por enquanto, dessa doença, que se manifesta nos porcos através de diarreia, manchas vermelhas no abdómen e nas pernas, provocando tremuras, febre alta, perda de apetite e que mata no espaço de um ou dois dias.

Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal para os suínos.

JM
Inforpress/Fim

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: