Home / Uncategorized / MILHO BRANCO INAUGURA NOVA IGREJA E CELEBRA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

MILHO BRANCO INAUGURA NOVA IGREJA E CELEBRA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

 

Praia, 14 Maio 2012 – O Bispo da Diocese de Santiago, D. Arlindo Furtado, inaugurou no sábado, a Igreja de Milho Branco, no concelho de S. Domingos, a primeira construída de raiz, desde 1975 e na presença do primeiro-ministro, José Maria Neves.

Conforme explicou D. Arlindo, a nova igreja respeita os novos princípios ecológicos na construção, foi levantada poucos metros ao lado da de Nossa Senhora de Fátima, edificada em 1955, e que, devido ao aumento da população, já não tinha condições para celebrações eucarísticas.

Ainda segundo o Bispo da Diocese de Santiago, o exemplo de Milho Branco está já a ser repetido noutras paróquias, prevendo-se a inauguração de uma segunda igreja, no mesmo concelho, em Junho, e a reabilitação de dezenas de outras, disse a Lusa.

O bispo de Santiago, cuja diocese conta com 21 paróquias, destacou a iniciativa do pároco local, o religioso português Fernando Lacerda Ferros, que, desde que chegou, em 2006, conseguiu congregar os fiéis num projecto que engloba ainda o Centro Paroquial, terminado em 2009, 12 salas e uma cozinha.

A igreja ocupa uma área de cerca de 500 metros quadrados e tem a capacidade para receber 100 pessoas sentadas e entre 500 a 600 de pé, e pode albergar também actividades de carácter civil, como forma de rentabilizar o espaço.

Além do Governo, a nova igreja teve o financiamento da Santa Sé, da congregação das Irmãs Religiosas de São Pedro Cleber, do Santuário de Fátima (Portugal) e de missionários da Congregação Espírito Santo a que pertence o pároco.

A paróquia de Nossa Senhora da Luz é uma das mais antigas de Cabo Verde (1572) e é nesta freguesia que se encontra, embora em ruínas, uma igreja com o mesmo nome, tido como o único vestígio da antiga sede da capitania donatária de Alcatrazes (a leste da Cidade da Praia).

Neste domingo, centenas de pessoas estiveram em Milho Branco para celebrar N. Sra de Fátima, participando na missa e, mais tarde, nas festas populares onde não faltou comes e bebes… com fartura.

 

Source: Liberal.cv

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: