Home / Uncategorized / Nhô São Filipe: Festa “bedjo” na Fogo

Nhô São Filipe: Festa “bedjo” na Fogo


A festa de Nho São Filipe é uma festa centenária que foi reavivada na ilha do Fogo. À festa religiosa, junta-se a festa do Município onde são apresentados espectáculos de música nas noites que antecedem o dia 1 de Maio.

As festividades que arrancam em finais de Abril no Fogo estão relacionados com o santo São Filipe, o padroeiro da ilha  e ocorrem no Município que tem o mesmo nome. A festa da Bandeira de São Filipe é uma tradição já antiga que ainda tem os traços originais das festas provenientes da Península Ibérica.

Após a independência as festividades do Dia do Município – 1 de Maio, passaram a coincidir com as Festa da Bandeira de São Filipe ou seja passaram a existir dois motivos para festejar.

As festas da Bandeira de São Filipe foram recuperadas após independência. Cada ano uma família assume o comando das festividades que leva a cabo com a ajuda de familiares e amigos. No final de cada ano, faz-se a escolha dos festeiros do próximo ano que entre outras actividades oferecem um baile em sua casa.

 

 

 

 

 

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: