Home / Uncategorized / Antero Veiga é o novo ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território

Antero Veiga é o novo ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território

Antero Veiga é o novo ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território

Antero Veiga, ex-director de Gabinete da Presidência da República, é o novo ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, pastas que vinham sendo ocupadas por Sara Lopes, que passa agora a ministra das Infra-estruturas e Economia Marinha.
Mudança no governo: Antero Veiga é o novo ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território

O primeiro-ministro, José Maria Neves, acaba de anunciar uma pequena mexida no seu executivo, provocada pela saída de José Maria Veiga, hoje candidato à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago. Assim, e depois da recusa do engenheiro Franklin Spencer em integrar o governo (por razões de saúde), o chefe do executivo optou por escolher uma ministra experimentada, Sara Lopes, para se ocupar de uma pasta que vai ditar os rumos terrestres, aéreos e marítimos sobretudo, mas também terá sob a sua tutela os Transportes, o dossier Aeronegócios e as Comunicações de Cabo Verde nos próximos tempos.

E fez entrar cara nova no Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território: Antero Veiga, que foi director do Gabinete de Pedro Pires na Presidência da República. Mantém-se no seu cargo o secretário de Estado dos Recursos Marinhos, Adalberto Vieira, que era apontado como potencial substituto de José Maria Veiga.

Neves explicou a aposta em Antero Veiga com a larga experiência deste em vários sectores da vida cabo-verdiana, até na Presidência da República onde foi durante os dois mandatos de PP director de Gabinete, A sua formação académica (Administração Pública) também foi realçada por JMN como um elemento facilitador para o projecto de Reforma do Estado em curso no país. “O dr. Antero Veiga tem grande experiência adquirida não só como director do gabinete do ex-PR como na secretaria de Estado da Administração Pública. Trabalhamos juntos no primeiro projecto de Reforma do Estado na década de 80 e é uma pessoa que vai trazer outra dinâmica ao Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, onde estão em curso várias reformas”, disse José Maria Neves.

Sobre a escolha de Sara Lopes, o primeiro-ministro argumentou: “ela é uma grande governante, com uma competência muito forte a nível dos transportes. Ademais, a dra. Sara Lopes tem uma grande capacidade de liderança, pelo que será uma excelente ministra para as Infra-estruturas e Transportes. A nova ministra será fundamental na condução dos dossiers ligados aos transportes, sobretudo na questão do aeronegócios, transporte inter-ilhas e outros dossiers pendentes. E conhece bem o sector das telecomunicações, transportes aéreos (ASA e TACV), e marítimo (Enapor)”. O projecto Cluster do Mar deverá ser coordenado pelo secretário de Estado dos Recursos Marinhos, Adalberto Vieira.

Os nomes de Sara Lopes e Antero Veiga foram aceites esta terça-feira pelo presidente da República. A data da tomada de posse está por anunciar.

O Ministério da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território – MDHOT,  é o  Departamento do Governo responsável pela coordenação e   execução das políticas em matéria de descentralização e desenvolvimento regional, urbanismo, habitação e ordenamento do território, bem como pela garantia das relações entre o Governo e as Autarquias Locais e suas Associações e com as Organizações Não Governamentais e as associações comunitárias de desenvolvimento.

http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article74670

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: