Home / Uncategorized / IPM declina responsabilidades na decisão da Cabo Verde Fast Ferry

IPM declina responsabilidades na decisão da Cabo Verde Fast Ferry

IPM declina quaisquer responsabilidades na decisão da Cabo Verde Fast Ferry de aumentar as passagens
Instituto Marítimo Portuário (IPM) declinou quaisquer responsabilidades sobre a decisão da Cabo Verde Fast Ferry em aumentar unilateralmente, entre 10 a 15 por cento, o preço das passagens nos percursos entre Brava, Fogo e Santiago.

O Presidente do IMP, Zeferino Fortes que tem conhecimento da situação, deixou claro em entrevista á Rádio de Cabo Verde que quem determina o reajuste de passagens marítimas é a Agência de Regulação Económica (ARE).

Ainda de acordo com Fortes, o IMP contactou a ARE sobre o assunto e aguarda a posição da Agência para que possam agir conjuntamente, uma vez que a decisão, segundo ele, ao que parece, foi tomada unilateralmente pela CV Fast Ferry.

Questionado se o Instituto Marítimo e Portuário em algum momento deu luz verde à CV Fast Ferry para que a companhia reajustasse os preços, Zeferino Fortes é taxativo na resposta que é negativa.

Até porque, como diz Fortes que está de saída do cargo, a competência para regular os preços das passagens marítimas continua a ser da exclusiva responsabilidade da ARE, ainda que no futuro venha a passar para a responsabilidade do IMP ou o que vier a suceder-lhe.

O IMP, segundo o seu Presidente, está sim a analisar o pedido de reajuste do valor para o transporte de cargas, pedido esse formulado pela Associação Cabo-verdiana dos Armadores da Marinha Mercante.
O preço praticado para o transporte de cargas é regulado por portaria governamental e o IMP está a analisar o pedido dos armadores e após a recolha de mais dados vai submeter uma proposta ao Governo que decidirá pelo aumento ou não dos preços para o transporte de cargas.

A Rádio de Cabo Verde conta ter a posição da Agência de Regulação Económica sobre o reajuste unilateral dos preços por parte da CV Fast Ferry.

fonte:  REDACÇÃO, com a RCV (Anatólio Lima)

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: