Home / Uncategorized / TACV cancela voos

TACV cancela voos

A bruma seca que cobre o país já obrigou a TACV a cancelar pelo menos dois voos da sua programação para esta terça-feira, 7. Segundo a assessoria de comunicação da companhia aérea de bandeira, as ligações Praia/São Vicente e Praia/São Filipe previstas para esta manhã estão suspensas devido a propagação do “po di terra”.

A programação internacional da TACV também foi afectada. Por exemplo, o voo para Dakar, que devia acontecer esta manhã, foi cancelado porque o Boeing 757, que ia realizar esta ligação, encontra-se retido na ilha do Sal pelas mesmas razões.

E a previsão meteorológica para as próximas horas não é favorável, pelo que os voos subsequentes estão em “Stand By”, podendo a empresa proceder ao cancelamento de mais voos. Também a TAP cancelou pelo menos uma ligação internacional, que tinha como destino São Vicente.

A bruma trouxe a Cabo Verde, em 2008, 40 cientistas do Centro Aeroespacial da Alemanha, para estudar a influência da poeira na formação de ciclones. Na ocasião, estes cientistas explicaram que o deserto do Sahara despeja anualmente no Atlântico 300 milhões de toneladas de poeira. Todo esse pó, admitiam, pode influenciar a formação dos ciclones, que desembocam no continente americano.

Os cientistas estudaram também a poeira no solo, através de telescópios, instalados dentro do Aeroporto da Praia, no quadro do projecto denominado SAMUM I (Saharian Mineralum Dust Experiment), que começou em Marrocos em 2006.

Em Cabo Verde, esses especialistas concentraram as suas atenções no pó vindo do Sahara e todas as suas particularidades, nomeadamente o facto de se misturar com a humidade da savana africana e até com a poluição de Dakar, no Senegal.

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: