Home / News / Governo homenageia Amílcar Cabral e demais heróis nacionais em cerimónias no Palácio do Governo

Governo homenageia Amílcar Cabral e demais heróis nacionais em cerimónias no Palácio do Governo


Governo homenageia Amílcar Cabral e demais heróis nacionais em cerimónias no Palácio do Governo

20 de Janeiro: Os jovens cabo-verdianos devem inspirar-se em Amílcar Cabral – PM

20 de Janeiro de 2012, 19:33

Cidade de Assomada, 20 Jan (Inforpress) – Os jovens cabo-verdianos devem inspirar-se em Amílcar Cabral para terem a mesma generosidade, a mesma entrega, o mesmo patriotismo e o mesmo amor à sua terra, defendeu hoje em Assomada o primeiro-ministro (PM), José Maria Neves.

Para o PM, que falava à imprensa na abertura de um sarau cultural organizado pela Liga das Associações Juvenis de Santa Catarina (LAJUSCA) em homenagem ao Dia dos Heróis Nacionais, que é também o Dia da Juventude de Santa Catarina, com o seu percurso Amílcar Cabral fez a “maior doação para a liberdade, a democracia e a transformação de Cabo Verde”.

Cabral, segundo José Maria Neves, fez isso para que os cabo-verdianos possam aderir ao processo de transformação do país com muita tolerância, sem violência e trabalhado para uma sociedade mais justa, mais inclusiva, mais fraterna, ou seja, um país mais moderno onde todos possam viver melhor.

O chefe do Governo deixou, por isso, uma mensagem de paz, amizade, fraternidade, não-violência  e responsabilização para os cerca de dois mil e 500 jovens representantes de 50 grupos juvenis de todas as localidades do concelho de Santa Catarina.

“A ideia é que temos de ser cada vez mais livres e temos de batalhar para a nossa liberdade e pelos nossos direitos. Temos de cumprir as nossas obrigações para que possamos, homenageando Cabral, contribuir para que cada um de nós hoje seja um Cabral, como cantou Norberto Tavares”, afirmou.

A presidente da LAJUSCA, Maria Crisalda Monteiro, fez saber que o objectivo do sarau foi precisamente juntar num só dia e num só espaço cerca de dois mil e 50 jovens para junos reflectirem sobre os males que afectam a juventude cabo-verdiana e de Santa Catarina e proporcionar-lhes um dia diferente.

Além disso, a LAJUSCA quis aproveitar esse sarau para agradecer os combates da liberdade da pátria pelo sacrifício consentido em prol da independência de Cabo Verde e do futuro do país e do seu povo.

A juventude santacatarinense, indicou, deve continuar a obra iniciada há mais de 60 anos por Cabral e seus companheiros de luta, por um futuro melhor para um Santa Catarina e para Cabo Verde.

No âmbito das comemorações do 20 de Janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Francisco Tavares, depositou uma coroa de flores na estátua de Amílcar Cabral, na praça de Assomada.

AM
Inforpress/Fim

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: