Home / Uncategorized / Malam Bacai Sanhá será sepultado junto de Amílcar Cabral

Malam Bacai Sanhá será sepultado junto de Amílcar Cabral


Malam Bacai Sanhá será sepultado junto de Amílcar Cabral

11 Janeiro 2012

O funeral do falecido Presidente da Guiné-Bissau será este domingo, 15, na Fortaleza d’ Amura, no coração de Bissau, onde se encontram os restos mortais de Amílcar Cabral. O anúncio foi da ministra da Presidência do Conselho de Ministros guineense que também adianta que os restos mortais dos restantes presidentes irão para o mesmo local.
O corpo do falecido Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, será sepultado, no domingo de manhã na fortaleza d’Amura, porque o país não tem ainda um panteão nacional, revelou hoje, Adiatu Nandigna, ministra da Presidência do Conselho de Ministros.

“Os restos mortais do camarada Malam Bacai Sanhá vão ser sepultados na fortaleza d’Amura e o Conselho de Ministros mandatou a comissão para transladar os corpos de todos os presidentes da República da Guiné-Bissau falecidos para o mesmo espaço”, explicou Adiatu Nandigna, no final da reunião do Conselho de Ministros extraordinária realizada nesta quarta-feira, 11.

Segundo escreve a Lusa, a ministra falou também na qualidade de presidente da comissão formada pelo Governo para preparar as exéquias fúnebres do Presidente Malam Bacai Sanhá que se realizam no domingo depois de estar em câmara ardente no Parlamento guineense, desde as 18 horas de sábado, dia em que os restos mortais chegam à Guiné-Bissau.

“Enquanto não tivermos um Panteão Nacional, o Governo decidiu enterrar todos os seus Presidente defuntos na fortaleza d’Amura, esclareceu Adiatu Nandigna. É na fortaleza d’Amura que se encontram sepultados, por exemplo, os restos mortais de Amílcar Cabral “pai” das independências da Guiné e Cabo Verde.

Registos históricos apontam que a fortaleza d’Amura, erguida em plena coração de Bissau, teria sido construída pelos colonos portugueses em 1696 para proteger a então província da cobiça dos franceses, mas o local seria sucessivamente utilizado para vários fins.

Na fortaleza foram sepultados, em 1975, os restos mortais de Amílcar Lopes Cabral, e mais tarde os de outros heróis guineenses, nomeadamente Francisco Mendes, Osvaldo Vieira, Titina Silá, e Pansau Na Isna. O antigo Presidente João Bernardo ‘Nino’ Vieira, assassinado em Março de 2009, foi sepultado no cemitério de Bissau. Luís Cabral, outro chefe de Estado guineense, falecido, está sepultado em Lisboa.

Fonte: Lusa

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: