Home / Uncategorized / Boa Vista: Aeroporto recebe nome de Aristides Pereira

Boa Vista: Aeroporto recebe nome de Aristides Pereira

Boa Vista: Aeroporto Internacional recebe nome de Aristides Pereira

Cidade de Sal-Rei, 19 nov (Inforpress) – O Aeroporto Internacional da Boa Vista recebeu, hoje, a placa com o nome do “filho da terra” e primeiro Presidente de Cabo Verde, Aristides Pereira, durante uma cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.

Para José Maria Neves, esta é uma “homenagem merecida, devida e cumprida a um homem bom e íntegro”. Homenagear Aristides Maria Pereira, no seu entender, é “uma missão grandiosa para aqueles que se propõem chamar a si o que de melhor se fez em Cabo Verde e no mundo, que é criar um novo humanismo parametrizado na independência, na democracia e no desenvolvimento”.

Por isso, o primeiro-ministro considerou a atribuição do nome Aristides Pereira ao Aeroporto Internacional da sua ilha natal, a Boa Vista, um acto justo a um homem “generoso” e “leal”.

João Pereira Silva, sobrinho de Aristides Pereira e que com ele lutou pela independência e construção do país, qualificou esta homenagem como uma “mais-valia” para a Boa Vista e “um acto digno que vai dar prestígio ao país inteiro”.

“Foi uma homenagem merecida e muito boa”, defendeu o ex-ministro da Economia, para quem todas as homenagens que vierem a ser feitas ao primeiro Presidente de Cabo Verde serão sempre “bem-vindas”, mas diferentes porque esta é a primeira.

O Governo, na sua opinião, “fez bem em ter esta ideia e concretizá-la num curto espaço de tempo”.

O amigo de infância de Aristides Pereira, Serapião Oliveira, também elogiou a homenagem, dizendo que é “uma honra e satisfação ter sido amigo deste grande homem” que será sempre recordado pelos cabo-verdianos.

Para o ex-combatente Júlio Correia, Aristides Pereira foi uma das figuras cimeiras da luta pela independência de Cabo Verde, o seu primeiro Presidente, que contribuiu para a construção do Estado independente de Cabo Verde. E esta homenagem do Governo de Cabo Verde, defendeu, procura “honrar” e “perpetuar” a sua memória, principalmente para os mais jovens.

Na cerimónia de atribuição do nome de Aristides Pereira ao aeroporto da ilha que o viu nascer, estiveram presentes os ministros das Infra-estruturas e Economia Marítima, José Maria Veiga, e da Presidência do Conselho de Ministro e da Defesa Nacional, Jorge Tolentino.

Aristides Maria Pereira faleceu a 22 de Setembro, aos 87 anos, no Hospital da Universidade de Coimbra (Portugal), onde se encontrava em tratamento médico, na sequência de uma queda na sua residência no bairro da Prainha (Praia), que lhe fracturou o colo de fémur.

FL

Inforpress/Fim

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: