Home / News / A Caminhada Rosa chega este ano a Santiago, Boavista, Sal e Santo Antão

A Caminhada Rosa chega este ano a Santiago, Boavista, Sal e Santo Antão


A Caminhada Rosa chega este ano a Santiago, Boavista, Sal e Santo Antão

A Liga Cabo-verdiana Contra o Cancro quer pôr as mulheres a marchar contra a doença em todo o país e em simultâneo.

Desde o dia 1 decorrem, em São Vicente, as actividades do mês de combate ao cancro da mama. Este ano, o foco é a zona de Chã de Alecrim.

Outubro – baptizado de Rosa pelos activistas – é, desde 1990, internacionalmente reconhecido como o mês de prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Este tipo de cancro é o segundo maior responsável pela morte de mulheres no mundo.

Todos os anos, a Liga Cabo-verdiana Contra o Cancro elege uma localidade, em São Vicente, para centrar as suas atividades. Este ano diz a presidente da associação, Conceição Pinto, a escolhida é Chã de Alecrim.

Além da feira de saúde e do ensino do auto-exame, palestras e acções de sensibilização, um torneio de futebol feminino que já está a decorrer, a liga organiza no dia 13 uma atividade cultural na rua Sena Barcelos. A tradicional caminhada rosa acontece no dia 28.

Nas ilhas como o Sal, Santo Antão ou Boavista, falta apenas definir os parceiros para a organização.

A LCCC pretende alertar as mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, e desperta-las para a prática do exercício físico regular e uma alimentação saudável. Esta deve, aliás, ser uma preocupação também para os homens.

As actividades da liga, que são suportadas pelos técnicos de saúde e de outras organizações da sociedade civil, tem surtido efeito e há, cada vez mais, pessoas sensibilizadas com a causa, mais mulheres com o diagnóstico precoce, o que aumenta também as chances de cura, defende a presidente da liga Conceição Pinto.

Milú Rodrigues – RTC/São Vicente
Disponibilizado online pela Multimédia – RTC

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: