Home / Cabo Verde / CVMA 2017 e OS OUTROS QUE VIRÃO por Tubaron Frederico Hopffer Almada

CVMA 2017 e OS OUTROS QUE VIRÃO por Tubaron Frederico Hopffer Almada


CVMA 2017 e OS OUTROS QUE VIRÃO.

Decididamente penso que os CVMA assim como foram apresentados ontem, deveriam ser chamados de PROMOÇÃO de ARTISTAS CABO VERDIANOS e NÃO PROMOÇÃO da MÚSICA de CABO VERDE. Porque como música podem promover aquilo que bem entenderem mas eu pessoalmente constatei que aquilo regrediu claramente. Infelizmente de Ano para ano. Dizem que é do Regulamento ou sei lá o quê.
Mas que coisa !!
Que se mude o Regulamento !
Quando começou o CVMA tinham como Categorias,Melhor Morna/Coladeira, melhor Batuque /kolá Sanjon, etc mas acabaram com isso. Eu pessoalmente fui contra essas misturas e manifestei isso. Porque penso que cada género merecia uma Categoria e devia ser promovido como tal.Na segunda edição do CVMA diseram-me que tinha razão porque de facto uma Morna não é uma Coladeira lenta e nem uma Coladeira seria uma Morna rápida. Mas com a mistura de Batuque/kolá Sanjon não consegui convencer o pessoal. Imaginem só, e saibam que com tantos grupos bons de Batuque aqui na ilha e com muita produção em CDs aparece, como foi o caso, o grupo Cordas de Sol (de que eu gosto muito) que com uma música Kolá Sanjon, ganha Melhor Batuque/kolá Sanjon e isso tudo porque as Categorias não se encontravam separadas. Discordo completamente. Agora ficou pior ainda porque neste momento uma categoria contempla todas as outras neste caso
Melhor música tradicional. Coitado do Batuque, kolá/Sanjon e outras. Agora Existem sim, Melhor música tradicional, Melhor Morna e Melhor Funaná. Morna e Funaná já não são músicas tradicionais??

E Coladera será que está incluida na Música tradicional ?Que é isso? Do meu ponto de vista se queremos promover de facto a Música de Cabo Verde temos que ter Categoria isolada para cada um dos diferentes géneros ou estilo nomeadamente:
-Melhor Batuque por há muito batuque nesta terra;
-Melhor Kolá Sanjon porque há muito Kolá Sanjon nesta terra;
-Melhor Morna
-Melhor Coladera
-Melhor Funaná
-Melhor, Bandera, kanizade, Talaia baxu;
-Melhor Mazurka que já virou nossa também;
Depois disso, muito depois ,então promova o Kizomba, Zouk, Reggae, RNB e outros géneros internacionais.
A propósito disso no recebimento de tantos prémios, um dos participantes em representação, eventualmente emocionado gritou: Kizomba LEVA LONGE a música de Cabo Verde !!
Será ki N’ obi dretu??
Será ké kelâ própi ké kis fla?
Se confirmarem que CVMA é sim,promoção de Artistas Caboverdianos, fica retirado o que disse e já não está aqui quem falou (leia-se quem disse isso).
E nessa ordem de ideia devo dizer que fiquei satisfeitíssimo com o prémio da Música popular do Ano atribuído ao DJODJE, para mim um grande Artista para além de ser bom rapazinho, bem comportado e filho dum dos meus melhores e maiores amigos e também duma grande amiga minha. Fiquei também satisfeito com a nomeação de Rui Di Bitina Teixeira Cremilda Medina Kady Araújo e dos prémios ganhos pelas Tete AlhinhoAssol Garcia . Gostaria também de ver nomeado a música Kassu Body de Káká Barbosa , mas não se pode ter tudo. Encheu-me as medidas o Prémio Carreira atribuido ao nosso Bitori nha Bibinha onHomem “ku si dôr na kosta y rin ta inkomodal”. Chando Graciosa é um Grande artista mas o som da sala não ajudou e não retratou isto.
Um gesto muito bonito da CVMA e UNITEL TMAIS foi a sua associação à Luta contra o consumo abusivo do álcool promovido pela Presidência da República e parceiros.
CVMA é um grande Evento para Praia e Cabo Verde em termos de acontecimento e impacto mediático mas podia ser um EVENTO MAIOR se preenchesse alguns critérios importantes e imprescindíveis nomeadamente a PROMOÇÃO DE FACTO da Música Cabo Verdiana.
PS: Não podia deixar de me referir à Sala do CVMA , cheia , bonita, composta e recheada de pessoas e Cabo verdianas kriolas e não só, TODAS BONITAS. Pensei e partilhei com alguém: EU sou sortudo e feliz demais por ser e ter nascido Cabo verdiano e estar no meio delas. Isto só é uma DÁDIVA DE DEUS ser Cabo Verdiano e estar no meio de tanta BELEZURA.
Desejo uma excelente Semana a TOD@S !

Por

Tubaron Frederico Hopffer Almada

 

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: