Home / Cabo Verde / António Mascarenhas Monteiro: Faleceu hoje o antigo Presidente da República de Cabo Verde

António Mascarenhas Monteiro: Faleceu hoje o antigo Presidente da República de Cabo Verde


António Manuel Mascarenhas Gomes Monteiro, nasceu a 16 de Fevereiro de 1944 em Ribeira da Barca, Santa Catarina, ilha de Santiago.

antonio monteiroDepois de concluir a escolaridade em Cabo Verde, partiu para a Bélgica onde licenciou-se em Direito na Universidade Católica de Lovaina.

Após a independência, foi secretário-geral da Assembleia Nacional entre 1977 e 1980. Em 1980, foi nomeado Presidente do Supremo Tribunal de Cabo Verde.

Depois da adoção do multipartidarismo em 1990, anunciou a sua candidatura à Presidência da República, tendo ganho as eleições em 1991, apoiado pelo Movimento para a Democracia. Foi Presidente da República de Cabo Verde entre 22 de Março de 1991 a 22 de Março de 2001. Foi o primeiro Presidente eleito através de eleições democráticas através do sufrágio universal e pelo voto direto e secreto.

Foi agraciado com o Grande Colar da Ordem da Liberdade (Portugal) em 1991 e com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique, igualmente de Portugal, em 2000. Em Setembro de 2006, aceitou a sua nomeação como enviado especial a Timor Oriental, designado pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

António Mascarenhas Monteiro faleceu hoje, 16 de Setembro, vítima de cancro.

MCSA – RCV

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: