Home / News / NORBERTO TAVARES: UM GIGANTE QUE LUTOU CONTRA UM SISTEMA

NORBERTO TAVARES: UM GIGANTE QUE LUTOU CONTRA UM SISTEMA


Norberto Tavares: Um gigante que lutou… daí, o meu eterno reconhecimento

julio-c-de carvaloho

Julio C de Carvalho

Muitas vezes tenho falado sobre a democracia caboverdiana. Tenho dado crédito ao PAIGC/PAICV pela luta de libertação nacional, à UCID pela luta contra o sistema do Partido único e tenho dado crédito ao MpD pelo trabalho que fez depois das eleições do ano de 1991. Na verdade, essas três instituições, ou seja, partidos políticos, sempre também cantam a mesma cantiga.

Independentemente da verdade dos factos, muitas vezes, esquecemo-nos de indivíduos que tiveram papéis preponderantes na nossa liberdade e democracia. Aqui, desejo tão somente falar do célebre e ilustre Norberto Tavares, músico icónico caboverdiano que fez o mundo caboverdiano tremer com as sua prosas e melodias. Norberto Tavares fez o que muitos sonhavam. Desafiou o sistema do partido único com todos os seus males. Usou música e a sua sabedoria para mandar a sua mensagem ao povo que acatou tudo com sapiência e serenidade.

 

Norberto conseguiu abrir os olhos de muitos que temiam o sistema.

NorbertoTavares_Tribute_June5 A mensagem revolucionária de Norberto não era contra Cabo Verde ou seu governo. Era tão simplesmente uma mensagem de esperança e a favor do povo. Norberto já sabia que o homem sofreu em várias etapas da sua vida – por isso alertou os caboverdianos no sentido de exigirem os seus direitos. Nessa luta, Norberto abandonou aquilo que não ousamos abandonar. Praticamente, “abandonou” o direito de regressar à sua terra natal porque se assim o fizesse, certamente, teria consequências. Ele abandonou a liberdade individual em prol da liberdade colectiva. Norberto lutou para que o caboverdiano pudesse ter o Cabo Verde que hoje temos. Norberto merece mais reconhecimento do povo e estado caboverdiano.

 

Conforme alguém disse, o homem morre e a obra fica.

Para mim, assim como deveria ser para muitos, Norberto é um gigante que lutou contra um sistema … daí, o meu eterno reconhecimento. Descansa em paz, mestre, que jamais esqueceremos a tua luta!

 

Prof. Julio C de Carvalho

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: