Home / News / Opinião: A clara escolha nas Legislativas de 20 de Março por Silva Rosa

Opinião: A clara escolha nas Legislativas de 20 de Março por Silva Rosa


Quando estamos a dez dias das Eleições Legislativas de 2016, a tendência do voto das Caboverdeanos e dos Caboverdeanos é muito clara: o país ficou saturado com os desmandos do PAICV e vai enviá-lo para umas merecidas férias que oxalá se prolongará por bastante tempo.

silva-rosaSe dúvidas havia quanto a indeferença deste desgoverno perante as questões que afligem a vida dos cidadãos, a crise nos TACV, a compra de votos e o desespero perante a vigilância inesperada dos Caboverdeanos(as), o PAICV não tem remedio senão reverter-se a mais uma dose de promessas falsas afim de anestesiar mais uma vez os votantes e produzir um eclipse capaz de lhes prolongar a estadia no poder; só que desta vez, o seu “charme” está muito desgastado e os votantes têm uma ambição muito mais arrojada: o de reverter o atual rumo do país, que se encaminha a passos largos para um precipício irreversível.

O pior desta encrenca em que o país se meteu não tem a ver com os vesíveis desafios e carências materiais, mas sim com a perda irreversível dos valores morais, da auto-estima, do tabalho e da dignidade humana! Ao PAICV pouco importa a ambição dos cidadãos; o que importa é que continue no poder eternamente, pois não se consegue imaginar na oposição, que para eles é uma tormenta. O PAICV gosta do poder e só assim sabe viver; este partido não tem nada a ver com aquele que Amílcar Cabral fundou, esse sim, um partido inclusivo e tolerante, assentado na luta pela igualdade e dignidade humanas. Cabral enviava mensagems à tropa colonial, dizendo-lhes que a luta dele era apenas contra o facismo!

O PAICV de hoje é muito arrogante, petulante e totoalitarista, para o qual as eleições são uma maçada incontornável, e que vale tudo para ganhar. Só que desta vez, a coisa foi longe demais. Este 3° mandato de JMN deixou o partido esgotado, o país arrasado e a esperança apagada. Diz-se que depois de inevitavelmente se entolar na lama desta campanha, JMN vai se encher de corragem para invocar suprapartidarismo e enfrentar Jorge Carlos Fonseca nas Presidenciais; confesso que mal consigo dormir, à espera que esse dia chegue! Ah, ah, ah, nhos tadja!

ulisses-solucao 2016Ulisses Correia e Silva abriu o debate com Janira Hopffer Almada pedindo a demissão de João Perreira Silva da Direção dos TACV, e outra coisa não se podia esperar. Como foi possível chegar a esse ponto? Esse governo que já emprestou tudo de todos não consegue encontrar alguém que lhes empreste $2 millhões para sairem deste vexame? Então estavam planeando deixar os cofres assim tão vazios? Só que o calculismo deles saiu mal porque o dono dos Boings resolveu não esperar até depois das eleições e o governo diz que é culpa dos… adivinhou em cheio: anos 90!!! Perreirona é Vice de Janira na direção do PAICV, mas ela diz que só JMN pode pronunciar sobre a saída dele!

No último artigo enumerei alguns dos sintomas de que o país padece:

  • Endividamento excesivo que ultrapassa os 120% do PIB (top 10 das piores do mundo)
  • Taxa de desemprego que ultrapassa os 20%
  • Uma economia do sector privado encolhido e decrescente
  • Uma Administração Pública excesivamente partidarizada (palavras de JMN)
  • Uma Segurança Pública e Justíça que deixam muito a desejar
  • A erupção do Vulcão do Fogo testou e reprovou o Governo de JMN
  • O fracasso dos TACV e outras empresas do estado e seus custos (in forcv, Janeiro, 2016).

Nesta altura a solução para Cabo Verde é clara e lógica: Ulisses Correia e Silva, um homem com provas dadas de que é competente e trabalhador e que acima de tudo é honesto e sincero. As provas dadas como Presidente da Câmara Municipal da Praia não deixam dúvidas que é o homem certo para o lugar certo e Cabo Verde não pode desperdiçar esta oportuidade: AGORA ? ULISSES! ? Curioso notar que a única preocupação da Janira sobre o desempenho de Ulisses na Câmara no debate foi perguntar porque levou tanto tempo a construir o novo cemitério. Porquê tanta curiosidade com esse imóvel dos mortos? E os vivos? Desafiei os PAICVistas a apontarem uma única falha deste governo e até ainda… NADA!

Ao contrário do que se pensa, o PAICV anda a perder há cinco anos: perderam as Presidenciais de 2011 e perderam as Autárquicas de 2012(!), e não se espera outra coisa senão que vão perder também estas legislativas, pois não fizeram muito para obter outro resultado! Que descansem e deixem o povo seguir o seu caminho! Viva MPD, a Democracia e os anos 90!

Ps. A nove dias das eleições, o Consul de Boston ainda não disponibilizou os cadernos definitivos que por lei devem ser dado aos partidos 3 semanas antes das eleições! Em 2011 entregaram-nos 2 dias antes! Talvez devia-se pedir uma cópia ao PAICV…

 

Alguns desmandos do PAICV:

http://jornaliberal.com/wp-content/uploads/2016/03/Acusa%C3%A7%C3%A3o-Jose-Maria-Veiga-2.jpg

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=13&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwji3N7YlLjLAhUE2WMKHe9ADG4QFgh0MAw&url=http%3A%2F%2Fwww.expressodasilhas.sapo.cv%2Feconomia%2Fitem%2F47816-aviao-da-tacv-retido-na-holanda-devido-a-dividas&usg=AFQjCNEnnoIK_29G3Gc4s9OlpP2t0GL1Kw

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwinnJq9lrjLAhUG3mMKHdi7ACEQFgg5MAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.abola.pt%2Fafrica%2Fver.aspx%3Fid%3D599257&usg=AFQjCNGO65PMN1nFkQf3BlhfhR0s_GVQ8Q

Redirect Notice

 

Silva Rosa, sdprosa@yahoo.com

 

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: