Home / Blogs / “CABELOS”: UM ASSUNTO POLÉMICO NO UNIVERSO FEMININO

“CABELOS”: UM ASSUNTO POLÉMICO NO UNIVERSO FEMININO


DITADURA DOS QUÍMICOS, OU DOS CRESPOS… QUAL DELES, DEVO ESCOLHER???

universokriola.com

Olá kriolas!!! Estou de volta, e hoje com mais um assunto polémico no universo feminino “cabelos”. Se leram com atenção o título do post, já sabem do que se trata. Mas devem estar confusos, a perguntar o que a ditadura, tem haver com a estética! E digo, pelos últimos acontecimentos, tem tudo a haver, querem saber porquê???

Porque a sociedade dita um padrão de beleza, ela nos impõe a seguir um caminho, que nem sempre é o que nos identificamos. Muitas, querem assumir o cabelo natural, mas na verdade nem sabem o que realmente isto significa. Não podemos falar em assumir o cabelo natural, sem falar dos aspectos raciais, visto que esta questão foi marcada historicamente na sociedade (mas a nossa conversa, não vai por aí).

NÃO PODEMOS SENTIR CONFORMADOS

Actualmente, muitas já abandonaram a “ditadura dos químicos”, algumas pessoas, porque pensam que isto virou moda, outras porque tem a consciência de que assumir o cabelo crespo ou cacheado é assumir as nossas origens a nossa identidade. Por mais, que queiram, impor um padrão de beleza, não podemos sentir conformados, com aquilo que não nos identificamos.

Portanto, assumir o cabelo natural, é uma auto-afirmação perante o conceito de beleza definido pela sociedade. Não existe nenhum cabelo, mais bonito do que o outro. Temos de ter a noção de que apesar, de abandonar de vez os químicos, o importante não é ter uns cachos perfeitos e maravilhosos, mas sim aceitar a nossa textura do cabelo. Digo isso, porque recebo várias mensagens de leitoras passando pela fase de transição ou pelo BC, perguntando que produtos eu uso para os meus cachos, qual a cor que uso no cabelo, como faço para o cabelo crescer rápido…

VAMOS SER NÓS PRÓPIAS

Vejo uma enorme vontade das pessoas, obterem uns cachos perfeitos, e maior ainda a vontade de ver o cabelo crescer rápido, porque querem ser a “Rapunzel“. Vamos ser nós própias, ninguém sai de uma ditadura para entrar noutra…

Tenho a certeza de que depois de tantas tentativas vão chegar a conclusão de que o melhor investimento é cuidar do teu crespo naturalmente, e aceitá-lo tal e qual ele é. Não julguem ninguém, pelas suas escolhas… Tempos atrás, achei que todas devíamos assumir o nosso cabelo natural, e queria convencer a minha irmã de que realmente, era o melhor para ela. Recebi uma resposta ” Cada um, fica bem, com que lhe faz sentir bem!”. Perante esta afirmação eu apercebo-me que realmente ela tem razão, não é pelo facto de eu ser adepta do “natural hair” que devo impor a todas as minhas amigas, irmãs que façam o mesmo.

AMOR Á PRÓPRIA PESSOA.

Aceitação do crespo não é uma ditadura , minha gente! É uma opção, e deve ser feita com consciência e amor á própria pessoa.Apesar destas diferenças entre eu e ela, sempre falamos sobre cabelos, trocamos dicas de beleza. Fui a tempo de reparar, que apesar das nossas escolhas diferentes, temos de ser tolerantes, ter respeito e amar o próximo.

A amizade e o amor prevalece acima de tudo. Para terminar, só digo que não adianta sair da ditadura dos químicos e passar á ditadura do cabelo natural, cada um é livre para fazer as suas escolhas de acordo com a sua consciência, e se escolher ter um cabelo natural não se esqueça de que o importante é aceitar a tua textura do cabelo. Que seja, uma escolha que exprime a tua vontade, o que interessa é sentir-se bem consigo mesma , seja cacheada, crespa, de cabelo liso… o importantes é ser feliz!!!

E respondendo á minha pergunta “DITADURA DOS QUÍMICOS, OU DOS CRESPOS… QUAL ESCOLHER?” Escolha você mesma!

 

Por Silvianne Tamise / universokriola.com

 

 

 

 

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: