Home / Cabo Verde / Santa Catarina quer que Tabanka seja declarada Património Nacional e Imaterial da Humanidade

Santa Catarina quer que Tabanka seja declarada Património Nacional e Imaterial da Humanidade


A Câmara Municipal de Santa Catarina (ilha de Santiago) pretende que a Tabanka seja declarada, numa primeira fase, património nacional e posteriormente, se avance com a candidatura a Património Imaterial da Humanidade, disse hoje o edil Francisco Tavares.

 

francisco-tavares“Contamos brevemente, assinar um acordo de cooperação com o Instituto do Património Cultural (IPC) e passar a gerir o Museu da Tabanca em Chã de Tanque. O nosso maior projecto é promover a tabanca a património nacional, para posteriormente candidatar-se a património imaterial da humanidade”, disse à Inforpress, o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Francisco Tavares.

Neste sentido, esta quarta-feira, especialistas, representantes de grupos de Tabanca e agentes culturais vão debater o tema “Tabanca, Tradição e a Alma do Povo”, no salão nobre dos Paços do Concelho, como forma de recolher subsídios.

21.__photo_de_Albino_Baptista.__Instituto_da_Investigao_eA conferência é presidida pelo ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, que também já manifestou esse desejo de ver a Tabanca como património nacional e da humanidade, e conta ainda como oradores Martinho Brito e o professor José Maria Semedo.

 

– www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress, 17 de Novembro de 2015

 

Leia mais sobre a tabanka…clique aqui

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: